Zeca Viana lembra que lutou contra negociação em dólar da dívida de MT

Deputado Distrital Zeca VianaApontada como um dos principais vilões dos gastos do orçamento do estado, a negociação em dólar de parte da dívida pública de Mato Grosso foi combatida pelo deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT) quando a proposta era um projeto de lei, em meados de 2012, durante o governo Silval Barbosa (PMDB).

Diante do prejuízo anunciado, Viana chegou a apresentar emendas que impedissem que a dívida pública de Mato Grosso fosse renegociada em moeda estrangeira, com o temor da variação cambial que ele conhece bem e o consequente aumento do valor, como aconteceu atualmente.

“Eu avisei lá atrás sobre o governo negociar e pagar dívida em dólar, e fui contra quando teve a votação na Assembleia em 2012. Quem acompanha nosso trabalho sabe disso. Eu planto na lavoura há 30 anos e o dólar é o fator principal de custo. Avisei aos demais deputados, mas não fui ouvido”, lembra o parlamentar.

“Da forma como foi apresentado, o projeto deixa Mato Grosso em condição de vulnerabilidade, e pode causar sérios prejuízos e inviabilizar o desenvolvimento do Estado às gerações futuras. Nossa preocupação é de que Mato Grosso, daqui a alguns anos, não consiga honrar com esses compromissos. Quem vai arcar com esse ônus?”, questionou o deputado em maio de 2012, quando o projeto tramitava na Assembleia Legislativa (confira a matéria na íntegra: https://www.al.mt.gov.br/ midia/noticia/33222/visualizar ).

“Não faço oposição a lado A ou B. Luto pelo que acredito ser o melhor e mais coerente para o povo de Mato Grosso, que sempre para impostos e não recebe de volta serviços públicos de qualidade”, explica Zeca Viana.