Weverton Rocha defende inclusão digital durante encontro de tecnologia em Barcelona


Ascom senador Weverton Rocha
03/03/2023

O senador Weverton Rocha (PDT) declarou que a inclusão digital é fundamental para garantir a igualdade de condições no estudo e mercado de trabalho. A afirmação foi feita durante o MWC (Mobile World Congress), que acontece nesta semana em Barcelona.

“Hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia. A internet deixou de ser um artigo de luxo e se tornou uma necessidade. O Maranhão enfrenta um problema sério de falta de conectividade. Nas áreas rurais, a situação é mais difícil ainda. Temos que trabalhar para mudar essa realidade”, ressaltou o parlamentar.

O Maranhão é uma das 27 unidades da federação com os menores índices de conectividade nas escolas públicas federais, estaduais e municipais. No estado, nada menos do que 89,6% das 10.497 unidades de ensino pesquisadas – 9.406 – não têm laboratório de informática, o segundo pior desempenho do país, atrás apenas do Acre, com 90,9%. Os dados são do Painel Conectividade nas Escolas, elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Este encontro é importante para conhecermos experiências que deram certo em outros países. Precisamos mudar essa dura realidade em alguns estados brasileiros. A conectividade precisa ser prioridade absoluta. Temos que levar, em especial, para os mais pobres”, destacou.

De acordo com o senador é preciso garantir a conectividade para democratizar o acesso à informação.

“Isso significa, na prática, possibilitar que as pessoas estudem pela internet, façam cursos de capacitação e consigam acessar serviços públicos essenciais. O acesso às tecnologias é o caminho para o desenvolvimento social, cultural, econômico e educacional”, finalizou.