Waldez Góes visita alunos-soldados que fortalecerão o policiamento preventivo e ostensivo no Amapá


Ascom Waldez Góes
31/08/2018

A agenda de campanha do candidato a reeleição para governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), nesta sexta-feira (31), foi no quartel da Polícia Militar (PM). Ele visitou os 300 alunos do Curso de Formação Profissional para Soldado da PM, que vão reforçar o sistema de Defesa Social em todo o estado. Waldez reiterou a continuidade dos investimentos na valorização dos servidores, além de melhorias em infraestrutura e equipamentos.

Os futuros policiais devem encerrar esta última fase do certame em dezembro deste ano. Além deles, Waldez ainda convocou mais 200 candidatos do concurso, que já passaram pela fase documental e estão na etapa de avaliação física. A intenção é que estes convocados iniciem a formação assim que encerrarem a primeira turma de 300 alunos-soldados.

Waldez enfatizou que os soldados em formação fazem parte de um plano estratégico iniciado ainda em 2016, para o fortalecimento de todo o sistema de Segurança Pública, com concursos para servidores civis e militares.

“O reforço simultâneo nos órgãos de segurança pública e a integração deles garante um serviço cada vez melhor prestado, mais presente e próximo da população, e esse é o nosso compromisso”, frisou Waldez.

Serão mais de mil homens e mulheres ingressando na segurança pública. A atual gestão investiu, também, em valorização profissional, tecnologia, aparelhamento e reaparelhamento, com cerca de 200 novas viaturas que estão sendo licitadas. Além disso, obras de novos quartéis, prédios da Politec e Ciosp estão em licitação.

“Já investimos e vamos investir muito mais para colocar à disposição todo o aparato necessário ao trabalho de prevenção e combate à violência no estado do Amapá”, reafirmou o candidato.

Esta semana, o governador Waldez empossou 25 delegados de Polícia Civil. Em setembro, empossará 120 agentes e 80 oficiais de Polícia Civil.

Polícia Militar
Manoel Domingos, 28 anos, foi o segundo colocado no concurso e o 1º no Curso de Formação. Ele se preparou mais de um ano para o certame. Domingos falou das expectativas para o futuro.

“Esse concurso mudou a minha vida e a minha visão de mundo. Instrutores e disciplinas estão nos habilitando da melhor forma. A expectativa é tão grande quanto a responsabilidade, mas estamos preparados para proteger e ajudar a sociedade amapaense. Temos uma das polícias mais bem vistas, respeitadas e valorizadas do país, e isso nos motiva ainda mais”, comemorou o futuro policial.

O comandante da PM, coronel Rodolfo Pereira, pontuou que os 300 alunos em formação já farão trabalho preventivo nas ruas a partir do fim do mês de setembro, como parte da formação, acompanhados de outros militares que já compõem o quadro da instituição.

Tecnologia e monitoramento
O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá, Carlos Souza, acompanhou a visita de Waldez e apresentou um dos investimentos em tecnologia e inovação para a Segurança Pública.

Já está projetado e equipamentos estão assegurados para implantação de um sistema de monitoramento de câmeras 360º no entorno da Fortaleza de São José e do Parque do Forte.

O plano será apresentado ao Iphan. “A ideia é que esse sistema seja interligado à outras câmeras espalhadas pelo Centro Comercial de Macapá. E, a médio prazo, pretendemos compartilhar as imagens para que a sociedade possa acessar livremente e, assim, nos ajudar nesse trabalho”, anunciou o secretário.

O acompanhamento das filmagens será feito em dois pontos: no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e no micro-ônibus da PM, que já faz o monitoramento daquela área.