Waldez Góes sanciona lei sobre o uso do Cordão de Girassol, que permite a identificação de pessoas deficiências ocultas no Amapá

Foto: Ruan Alves

Eloisy Santos/Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
05/01/2021

Cordão de Girassol: política de Estado visa dignidade, atendimento humanizado e garantia de direitos às pessoas com deficiências ocultas

Foi sancionada pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), a Lei 2.530/21, que trata das normas de uso e concessão do Cordão de Girassol, como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas no Amapá. A política de Estado atende ao Requerimento 1013/19, de autoria da deputada estadual Marilia Góes (PDT), que esteve presente no evento de sanção, nesta terça-feira, 5, no Palácio do Setentrião.

O Cordão de Girassol é direcionado às pessoas com deficiências que não apresentam características físicas (ou seja, que são ocultas), como síndromes ou transtornos de natureza mental, intelectual, sensorial – a exemplo do autismo.

Seja em órgãos e espaços públicos, ou em estabelecimentos privados como bancos, supermercados, farmácias – a legislação garante a devida atenção, atendimento prioritário para que essas pessoas acessem estrutura física, bens ou serviços.

“Mais que um simples objeto (cordão), mais que sinalizar uma deficiência, essa é uma política de Estado, que representa respeito, dignidade, inclusão, proteção, e garantia de atendimento humanizado às pessoas com deficiências ocultas no nosso Amapá”, evidenciou Marilia Góes.

A parlamentar lembrou que essa lei – assim como a carteira de identificação do autismo, e a inclusão do símbolo do TEA nas placas de atendimento prioritário – são resultado da escuta ativa realizada pelo seu mandato com famílias e entidades de apoio/luta pela causa. A esse público, ela agradeceu, num discurso emocionado, pela confiança, pelas experiências compartilhadas, e por todo aprendizado ao longo de anos de atuação no Legislativo, especialmente pela bandeira do autismo.

Marilia Góes também agradeceu e parabenizou o Executivo Estadual, pelo empenho, sensibilidade e compromisso em olhar atenciosamente para essas cidadãs e cidadãos amapaenses que buscam melhores condições de vida.

Cordão de Girassol

O Cordão de Girassol foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwich, em Londres, que fizeram deste um símbolo de apoio para pessoas com deficiências ocultas. Desde então, outros países da Europa aderiram ao símbolo. No Brasil, outros estados, como Sergipe, já sinalizam interesse em aderir ao mecanismo, que se difunde cada vez mais pelo mundo.

“Ao ver uma pessoa utilizando um cordão verde com desenhos de girassol, não discrimine. Simplesmente respeite”, frisou Marilia Góes.