Waldez Góes participa de comemoração dos 249 anos da Vila de Magazão Velho


Ascom Waldez Góes
24/01/2019

O governador Waldez Góes (PDT-AP), participou nesta quinta-feira (23) da comemoração dos 249 anos da Vila de Magazão Velho, interior do estado do Amapá. Ao prestigiar a programação alusiva,  Waldez reforçou seu compromisso em apoiar o município para seu desenvolvimento e em melhorar a qualidade de vida da população.

Pela manhã, acompanhado de membros da equipe de governo, o governador prestigiou a comemoração, que iniciou com a alvorada de fogos, seguida de missa na Igreja Nossa Senhora da Assunção, na orla da cidade, cerimônia cívica e corte do bolo. 

Na ocasião, o governador reconheceu a importância histórica da Vila de Mazagão Velho para o Amapá. “Nunca é demais frisar que Mazagão Velho é o berço da cultura amapaense, e que tem no Estado um parceiro de primeira hora para garantir o desenvolvimento do município, sem que se perca sua identidade, a tradição que pertence a todos os amapaenses, que devem se apropriar, valorizar e respeitar”, afirmou.

A pensionista Sebastiana Amaral, 77 anos, conta que seus bisavós e avós vieram de Marrocos junto com os primeiros habitantes da Vila de Mazagão Velho. Seus pais nasceram e cresceram na comunidade e, repassaram a ela, desde a infância, todo sincretismo e amor por suas raízes e manifestações culturais.

“Quando casei, morei um tempo fora de Mazagão. Mas há 20 anos meu coração não sai mais daqui. Acompanhei todo o progresso dessa terra e fico feliz com os 249 anos de história. Me alegro por saber que a nossa cultura resiste ao tempo, e que assim seja sempre”.

O chefe do Executivo amapaense também destacou o compromisso do Estado, conforme responsabilidade fiscal e orçamentária, em garantir apoio a Mazagão e demais municípios nas contrapartidas a emendas federais, para viabilizar investimentos em diversas áreas. Ainda registrou a disponibilidade do governo, em firmar convênios com as prefeituras, como os executados nos últimos anos, acerca de limpeza urbana, por exemplo.

Para que seja possível esse apoio mútuo, pontuou Góes, o Estado prosseguirá com a política de diálogo permanente com os municípios, agenda que foi retomada esta semana, alcançando 14 prefeitos.

Para o município de Mazagão, especificamente, foram elencadas, dentre outras prioridades, as pertinentes aos eixos de mobilidade – para as áreas urbana e rural; e de limpeza urbana. Na comemoração de aniversário do distrito, o prefeito Dudão Costa aproveitou para entregar ao governador, de forma extraoficial, documentos referentes a estas demandas.  

Um símbolo atual da parceria entre os Executivos estadual e municipal, é a revitalização do Centro Histórico Cultural Rozecema Viana Barreto, idealizado para expor artefatos arqueológicos e adereços relacionados às manifestações culturais.

Futuramente, considerou Góes, a pretensão é reunir os entes públicos de todas as esferas por uma meta maior: um museu.

“Este é um desafio que devemos assumir e executar conjuntamente. Somar forças pela representatividade cultural de Mazagão e do Amapá”, concluiu.