Waldez Góes inaugura espaço para apoio psicológico a pacientes internados com Covid-19

Foto: Márcio Pinheiro

Portal do Amapá
09/02/2021

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), inaugurou, nessa segunda-feira (08), o novo espaço do Centro Covid no Hospital Universitário (HU). Na Sala de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) Marlúcia Gomes Gonçalves Roza será disponibilizado tratamento terapêutico para prevenir e melhorar as condições psicológicas tanto para os pacientes internados com Covid-19, quanto para os profissionais de saúde.

Os pacientes poderão participar de atividades com pinturas, jogos, roda de conversa, musicoterapia, fisioterapia, cinemoterapia, entre outros trabalhos desenvolvidos pela equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros e fonoaudiólogos.

Na ocasião, o governador Waldez Góes ressaltou a importância de espaços acolhedores e que auxiliem na recuperação dos pacientes.

“Estamos entregando mais um espaço de combate ao coronavírus, em especial, de atenção ao paciente que necessita desse acolhimento, pois fica longe da família enquanto está internado”, observou Góes.

A ideia surgiu quando um grupo de profissionais percebeu que os pacientes estavam desenvolvendo crises de ansiedade e depressão.

“Observamos que os pacientes estavam muito ansiosos pelo período longe do convívio familiar, então montamos essa sala com atividades para diminuir o tempo ocioso e auxiliar na recuperação dos pacientes”, explicou a psicóloga Sabla Mikaelly.

Homenagem

O nome da sala é uma homenagem in memoriam à Marlúcia Gomes Gonçalves Roza, paciente que esteve internada no HU e faleceu por complicações decorrente da covid-19. Para Marcelo Ignácio Roza, esposo da homenageada, esse acompanhamento é uma forma de amenizar a ausência física da família que não pode estar com o paciente.

“Agradeço em nome da minha esposa Lucinha, que esteve internada aqui e sempre gostou muito de artes. Ela fazia crochê. Essa iniciativa de criar ambientes como este, com a arte presente, é extremamente importante para as pessoas que estão aqui,” disse Roza.

O projeto contou com o apoio do deputado estadual Jesus Pontes, que doou equipamentos e materiais para o funcionamento da sala.