Waldez Góes entrega 50 mil cestas básicas para garantir segurança alimentar dos trabalhadores em vulnerabilidade social

Foto: Márcio Pinheiro

Portal do Amapá
30/04/2021

Com investimento de mais de R$ 13 milhões, medida irá garantir segurança alimentar dos trabalhadores em vulnerabilidade

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), entregou nesta quarta-feira (28), no Sebrae, as cestas do programa “Comida em Casa”, que beneficia empreendedores dos setores da alimentação, eventos, turismo, beleza, transportes e trabalhadores informais. A medida faz parte do pacote de proteção à vida e à economia, lançado pelo governo estadual para minimizar os impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus. A ação ocorrerá nos 16 municípios amapaenses.

Nesta etapa, funcionários de lanchonetes, restaurantes, bares, hamburgueria e similares, e também dos segmentos de agências de viagens, turismo, hotelaria e eventos serão beneficiados. O programa também atenderá mototaxistas, taxistas, beleza, catraieiros, pescadores, feirantes  e trabalhadores informais de diversos segmentos. Para ter acesso às cestas, o trabalhador deve procurar a entidade relacionada à sua atividade econômica, na qual é cadastrado. Cada entidade assinou um termo de compromisso de recebimento e deverá preencher a cautela de entrega das cestas para a família beneficiada, além da prestação de contas junto à Secretaria de Inclusão e Mobilizaçaõ Social (Sims) e órgãos de controle.

Na ocasião, o chefe do Executivo lembrou que todo o processo de construção do projeto dos auxílios foi em conjunto com representantes dos setores para beneficiar desde o proprietário ao trabalhador informal.

“Construímos em parceria com as entidades empreendedoras, além do auxílio financeiro e outros benefícios para o setor econômico, estamos concedendo o auxílio alimentar com o Comida em Casa, para os trabalhadores de diversos segmentos. Os cadastros dos trabalhadores são feitos pelas entidades e com acompanhamento dos órgãos de controle para garantir que as pessoas que realmente precisam desses alimentos sejam beneficiadas”, informou Góes.

As cestas básicas possuem 43 itens, incluindo arroz, feijão, óleo, leite em pó, macarrão, açúcar, café, farinha, entre outros produtos. O valor de cada cesta é de R$ 263. No total, foram investidos mais de R$ 13 milhões para garantir a segurança alimentar desses trabalhadores.

“Temos mais de 30 categorias sendo apoiadas pelo auxílio alimentação e o financeiro. O turismo foi um dos primeiros a fechar, o de eventos está fechado desde o início da pandemia e sem previsão de abertura, então esses benefícios chegam em um momento necessário para a gente, para os nossos colaboradores”, disse a presidente do Sindeventos, Célia Brazão, durante a entrega dos alimentos.

De acordo com o presidente do Observatório do Turismo, Sandro Belo, no setor do turismo são mais de 25 mil pessoas envolvidas e garantir a alimentação dessas pessoas neste período de pandemia é fundamental.

“Essa ação para o setor turístico vem para minimizar os impactos da pandemia para os trabalhadores que enfrentam dificuldades. O Comida em Casa vai garantir a alimentação desses trabalhadores e família, contribuindo para a saúde do trabalhador e segurança alimentar”, afirmou Belo.