Waldez Góes defende projetos conjuntos para a Amazônia durante ação itinerante da Sudam no Amapá


Portal do Amapá
23/09/2021

O governador do Amapá Waldez Góes (PDT) participou, nos dias 20 e 21 de setembro, da ação itinerante Sudam nos Estados. O evento é coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e visa dialogar com os gestores dos noves estados que integram a Amazônia Legal sobre as problemáticas e soluções.

Durante a abertura do evento no Palácio do Setentrião Waldez Góes defendeu projetos conjuntos para desenvolvimento das cadeias produtivas regionalizadas, reforçou que os projetos integrados possuem mais capacidade de realização, desenvolvimento econômico dos estados e resultados como a geração de emprego e renda, crescimento econômico e qualidade de vida. Entre eles, o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), no qual o estado possui uma carteira de projetos com 22 propostas.

“Temos um portfólio de projetos que dizem respeito não só ao Amapá, mas a todos os estados da Amazônia Legal com foco em cadeias produtivas da Amazônia, para que tenhamos maior representatividade no comércio nacional e internacional”, afirmou o governador.

“Precisamos nos enxergar enquanto região para avançarmos mais, com um planejamento regional, escolher projetos fortes de desenvolvimento para que todo o esforço e financiamento, mercado, pesquisa e tecnologia sejam voltados nessa direção”, completou.

Entre as cadeias produtivas estão as agroflorestais e o manejo do açaí. A Superintende da Sudam, Louise Caroline, explicou que a ação é um momento de escuta para buscar soluções.

“O objetivo é ouvir os gestores e seus principais desafios, receber essas demandas e apresentar os instrumentos. Queremos união, objetivos em comum para tirar o melhor da Amazônia para oferecer ao restante do mundo e trabalhar em conjunto em prol da vida do povo que vive aqui”, afirmou a superintendente.

Participam do evento prefeitos e técnicos do setor econômico, pesquisadores e representantes da Embrapa, Sebrae, Universidade do Estado do Amapá e Universidade Federal do Amapá.

O evento, que se encerrou nessa quarta (22), teve palestras sobre captação e gestão de recursos, mesa-redonda sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia e oficinas para viabilização de projetos.