Vieira da Cunha saúda desempenho do PDT nas eleições

O resultado das urnas no primeiro turno das eleições municipais mostrou que o PDT é um partido com força para crescer.  De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido obteve 5.964.424 votos válidos para prefeito e quase o mesmo número para vereadores. Em relação ao primeiro turno das eleições de 2004 o PDT teve um crescimento de 15,82% . Esse resultado o  coloca como o 6º maior partido do país.

O presidente nacional do partido e líder da bancada na Câmara dos Deputados, Vieira da Cunha (RS), destacou o crescimento do PDT nas eleições municipais deste ano. “Elegemos 343 prefeitos e 3.509 vereadores, um salto de meio milhão de votos a mais que em 2004. Saímos dessas eleições consolidados como uma das principais forças partidárias do país”, declarou Vieira.

Com o resultado das eleições, o PDT é uma das seis legendas mais bem votadas do país. Os estados onde o partido elegeu o maior número de prefeitos foram Maranhão (65), Rio Grande do Sul (63), Paraná (36), Sergipe (11) e Amapá (3). O número de representantes nas câmaras municipais também merece destaque. Foram eleitos 695 vereadores no Rio Grande do Sul, 247 no Maranhão, 353 no Paraná e 109 em Pernambuco.

O deputado Viera da Cunha cumprimentou da tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira(08/10) os militantes e candidatos do PDT pela atuação nas eleições e destacou o desempenho do candidato eleito à prefeitura de Serra, no Espírito Santo, Sérgio Vidigal. “Cumprimento a todos do PDT que concorreram nessas eleições que tenham ou não obtido sucesso. É participando ativamente do processo eleitoral que fortalecemos o regime democrático. Saúdo, em especial, o companheiro Sérgio Vidigal que conquistou 94% dos votos válidos do município de Serra que tem mais de 200 mil eleitores, demonstrando a sua grande liderança”, finalizou o líder do PDT.

Confira nos gráficos comparativos abaixo o desempenho do PDT nas eleições de 2000, 2004 e 2008.

Número total de Prefeitos eleitos

Total de votos para Prefeito