Vieira da Cunha propõe a Lula construção de CIEPs

O deputado federal Vieira da Cunha (RS), líder do PDT na Câmara dos Deputados e presidente nacional do partido, participou na tarde desta quinta-feira (28) de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Vieira da Cunha entregou documento em que reitera pedido para que o presidente "abrace a causa" dos Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs. "Estou certo de que um amplo programa de construção de CIEPs nas periferias desse imenso Brasil irá tirar das ruas e do caminho do crime centenas de milhares de crianças", disse Vieira.

O líder do PDT lembrou que com as recém-descobertas reservas de petróleo no chamado pré-sal, o presidente Lula declarou "que essa seria a oportunidade de saldar dívidas históricas com os pobres do país". Hoje pela manhã durante reunião ampliada do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Lula afirmou que "de todos os investimentos, o mais decisivo para o desenvolvimento do país é na educação".

Segundo Vieira da Cunha não há destino mais nobre e eficaz aos recursos do pré-sal do que ofertar educação pública de turno integral nas comunidades de baixa renda do Brasil. "Diante do compromisso do Governo de construir um Brasil mais justo socialmente e da privilegiada situação econômica que se aproxima com as recém-descobertas reservas petrolíferas, o momento é oportuno para reiterar nossa reivindicação no sentido de que o Governo abrace a causa dos CIEPs", sustentou Vieira perante Lula. O presidente reiterou ao parlamentar que pretende dar prioridade à educação na utilização dos recursos com a exploração do pré-sal.

Lula encaminhará a reivindicação do presidente do PDT ao ministro da educação, Fernando Haddad, mas adiantou sua vontade de implantar pelo menos um CIEP em cada grande cidade do país. “Para servir de referência de educação pública de qualidade aos estados e municípios. E também como forma de fazer uma justa homenagem a Leonel Brizola”, declarou o presidente Lula.

Leia a íntegra do documento entregue a Lula:

Of. 0059/2008 – SecNac                        Brasília (DF), 28 de agosto de 2008.

Senhor Presidente,

Desde 1989, quando apoiamos Vossa Excelência no segundo turno daquela eleição presidencial, temos defendido com muita convicção os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) como eficientes instrumentos de inclusão social.

2.             Tendo em vista o compromisso do Governo de construir um Brasil mais justo socialmente e a privilegiada situação econômica do país que se avizinha com o aproveitamento da riqueza petrolífera recém-descoberta, o momento é oportuno para reiterar a nossa reivindicação  no sentido de que Vossa Excelência abrace a causa dos CIEPs.

3.             Vossa Excelência já declarou publicamente, com muita propriedade, que temos que aproveitar este bom momento “para saldar a dívida histórica com os pobres deste país”. Creia, Senhor Presidente, que não há destino mais nobre e eficaz aos recursos do chamado “pré-sal” do que ofertar educação pública de turno integral nas comunidades de baixa renda do Brasil.

4.             Remeto, em anexo, a título de sugestão para análise técnica do Ministério da Educação, o projeto de lei nº 2202/2007, que protocolei na Câmara dos Deputados para alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a fim de que os CIEPs sejam implantados, com apoio financeiro do Governo Federal, nas comunidades pobres dos municípios brasileiros com mais de 200.000 habitantes.

5.             Como disse Vossa Excelência hoje na reunião ampliada do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, “o que faz a diferença é a Educação. De todos os tipos de investimentos, o mais decisivo para o desenvolvimento do país é na Educação”.

6.             Assim sendo, Senhor Presidente, estou certo de que um amplo programa de construção de CIEPs nas periferias desse imenso Brasil tirará das ruas e do caminho do crime centenas de milhares de crianças, proporcionando-lhes cidadania e direito a um futuro digno.

7.             Em nome do saudoso líder Leonel Brizola, do querido mestre Darcy Ribeiro e de toda a família trabalhista que hoje tenho a honra de representar, despeço-me confiante de que Vossa Excelência haverá de abraçar com entusiasmo a causa dos CIEPs, disseminando-os como células de construção de uma nova sociedade no Brasil, mais igualitária e mais justa socialmente.

Cordialmente,

DEP. VIEIRA DA CUNHA,
Presidente Nacional do PDT

A Sua Excelência o Senhor
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente de República do Brasil
NESTA

O deputado federal Vieira da Cunha (RS), líder do PDT na Câmara dos Deputados e presidente nacional do partido, participou na tarde desta quinta-feira (28) de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Vieira da Cunha entregou documento em que reitera pedido para que o presidente “abrace a causa” dos Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs. “Estou certo de que um amplo programa de construção de CIEPs nas periferias desse imenso Brasil irá tirar das ruas e do caminho do crime centenas de milhares de crianças”, disse Vieira.

O líder do PDT lembrou que com as recém-descobertas reservas de petróleo no chamado pré-sal, o presidente Lula declarou “que essa seria a oportunidade de saldar dívidas históricas com os pobres do país”. Hoje pela manhã durante reunião ampliada do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Lula afirmou que “de todos os investimentos, o mais decisivo para o desenvolvimento do país é na educação”.

Segundo Vieira da Cunha não há destino mais nobre e eficaz aos recursos do pré-sal do que ofertar educação pública de turno integral nas comunidades de baixa renda do Brasil. “Diante do compromisso do Governo de construir um Brasil mais justo socialmente e da privilegiada situação econômica que se aproxima com as recém-descobertas reservas petrolíferas, o momento é oportuno para reiterar nossa reivindicação no sentido de que o Governo abrace a causa dos CIEPs”, sustentou Vieira perante Lula. O presidente reiterou ao parlamentar que pretende dar prioridade à educação na utilização dos recursos com a exploração do pré-sal.

Leia a íntegra do documento entregue a Lula:

Senhor Presidente,

Cordialmente,