Sérgio Vidigal propõe 15 de setembro como Dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão


Ascom deputado Sérgio Vidigal
18/09/2017

No Brasil, 11,5 milhões de pessoas são afetadas pela depressão, o que representa 5,8% da população. E pelo mundo, 322 milhões foram afetadas pela doença, em 2015, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), que é médico, é preciso criar políticas públicas voltadas para a saúde física e mental da população.

Com o intuito de debater e procurar soluções para a doença, Sérgio Vidigal apresentou o Projeto de Lei 8530/2017, que institui o “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão”, em 15 de setembro.

“Criar o dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão visa discutir um dos maiores problemas da atualidade e promover a conscientização da população e dos próprios profissionais de saúde sobre a doença que permanece, muitas vezes, negligenciada”, disse o parlamentar.

As informações da OMS mostram ainda que o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Alerta

A depressão representa quase um quarto (23%) dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as principais portas de entrada, que correspondem a 69% dos atendimentos e diagnósticos realizados no Brasil.

A doença ainda é responsável por números expressivos de afastamentos do trabalho. Só em 2016, 75,3 mil trabalhadores foram afastados de suas atividades por causa dessa enfermidade.

Outro fato preocupante é que as pessoas com quadro depressivo nem sempre conseguem identificar o distúrbio. E, em alguns casos, sofrem discriminação devido à incompreensão de quem está próximo.

Importante lembrar também que quem sofre com a depressão e não consegue ajuda de profissional de saúde ou, mesmo com risco de suicídio, pode buscar apoio em outros locais. Trata-se de conversas com os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 141.