Vereador Odiosvaldo Vigas defende Paulo Freire como grande educador


Ascom vereador Odiosvaldo Vigas
19/12/2019

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT-BA) criticou, nessa quinta-feira (17), a aprovação pela Câmara Municipal de Salvador, um projeto de Alexandre Aleluia (DEM) que muda a denominação da Escola Municipal Educador Paulo Freire, localizada no bairro Arraial do Retiro.

“É um absurdo o que está acontecendo no Brasil, em que os renomados educadores e a educação são atacados diariamente”, lembrando que Freire é o patrono da educação brasileira e não pode ser desrespeitado dessa forma. Ele   votou contra a matéria e protestou junto à presidência do Legislativo, salientando que a aprovação é uma vergonha para a Câmara Municipal de Salvador.

O pedetista lembrou ainda que um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro chamar Paulo Freire de “energúmeno”, senadores aprovaram hoje (17) um requerimento para realizar sessão especial em homenagem ao educador, morto em maio de 1997. O requerimento, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), foi assinado por vários senadores, inclusive o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO). A sessão deve ser realizada no plenário em 4 de maio de 2020, mês em que a morte de Freire completará 23 anos.

Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira em 2012. Ele desenvolveu uma estratégia de ensino baseada nas experiências de vida das pessoas, em especial na alfabetização de adultos. Uma das suas obras, “Pedagogia do Oprimido”, é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa.