Vereador Jorge Gomes (Goura) implementa ecobarreira nos rios de Curitiba


Ester Marques
26/02/2018

O vereador Jorge Gomes (PDT- PR),  mais conhecido como Goura, implementou, em Curitiba, a “ecobarreira”, projeto que chama a atenção por trazer uma solução simples e criativa para combater a poluição dos rios urbanos e preservar a biodiversidade. A iniciativa ajuda na limpeza da água assegurando que resíduos como garrafas pet, madeiras e qualquer tipo de material que esteja flutuando, fique preso a uma barreira, evitando que o lixo se espalhe para outros rios.

O projeto foi instalado na confluência dos rios Belém e Ivo, em baixo do Viaduto do Colorado. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) o rio Paraná, que abrange quase a todos os rios paranaenses, contém o histórico de ser um dos lugares que mais sofre com a falta de recursos hídricos.

Para o vereador Goura, o projeto é só um começo de muitos investimentos que precisa ser feito. “A ecobarreira ajuda na missão de limpeza dos rios urbanos e pode ser implantada em córregos, riachos e rios sem prejuízo algum à biodiversidade. A ecobarreira ajuda, mas temos que continuar cobrando do poder público e da sociedade a despoluição dos rios urbanos. Tem que ter ações e investimentos”, alerta Goura.