Túlio Gadêlha entra com mandado de segurança contra nova MP que devolve demarcações de terras indígenas ao Ministério da Agricultura


19/06/2019

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) protocolou, nesta quarta-feira (19), mandado de segurança contra a nova Medida Provisória (MP), editada pelo presidente Jair Bolsonaro, mantendo a demarcação de terras indígenas no Ministério da Agricultura. O PDT também ingressará com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
“A medida do presidente, além de inconstitucional, desrespeita a decisão do Congresso Nacional, que levou a função de volta para a Funai, através de emenda de nossa autoria”, afirma Gadêlha.

“Precisamos garantir o respeito às instituições, à Constituição e aos direitos indígenas. Não vamos cruzar os braços diante dos retrocessos impostos por este governo”, acrescenta.
 
De acordo com o Artigo 62, da Constituição Federal, é proibida a reedição, na mesma sessão legislativa, de Medida Provisória que tenha sido rejeitada ou tenha perdido sua eficácia.

Na MP 870/19, que reestruturou a administração pública federal, a primeira editada pelo governo, Bolsonaro havia retirado a demarcação de terras indígenas da alçada da Funai e enviado a Agricultura. A proposta, no entanto, foi alterada no Congresso, que devolveu a função para a Funai, vinculada a pasta da Justiça.