Túlio Gadêlha destina recursos para combate ao Covid-19

PDT na Câmara
24/03/2020

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou emenda à medida provisória (MP 924/20) que destina R$ 5 bilhões em créditos extraordinários para ações de enfrentamento à epidemia de coronavírus . A emenda de Gadêlha redireciona R$ 1,054 bilhões que seriam utilizados na construção de submarinos nuclear e convencionais para políticas destinadas para combater a pandemia.

Ao todo, parlamentares apresentaram 20 emendas ao texto do governo. Os recursos serão destinados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (que atua em 40 hospitais universitários), ao Fundo Nacional de Saúde e à Fundação Oswaldo Cruz, responsável no País pela fabricação de testes do coronavírus e também por contraprovas.

Os recursos provêm do cancelamento de emendas apresentadas pelo relator-geral do Orçamento de 2020, deputado Domingos Neto (PSD-CE). A maior parte do dinheiro (R$ 4,8 bilhões) já estava destinada para a saúde, para o custeio de assistência básica, hospitalar e ambulatorial. Outros R$ 261 milhões iriam inicialmente para a educação básica.