Trabalhistas voltam para a direção da União Nacional dos Estudantes

Foto: Fábio Pequeno

Fábio Pequeno/PDT do Rio de Janeiro
19/07/2019

O 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) terminou, no último domingo (14), com a vitória chapa 6 ‘Tsunami da Educação”. Iago Montalvão, estudante de Economia da USP foi eleito presidente.

O Reinventar teve sua melhor participação em todo o século com a maior delegação em mais de vinte anos, inclusive desde a morte de Leonel Brizola. Foram eleitos nas universidades mais de 400 delegados de todo o Brasil, e votaram na plenária final, mais de 270 estudantes, 20 estados, assegurando que a JS fosse a quinta maior força do evento.

De acordo com William Rodrigues, presidente nacional da JS, o Reinventar volta à UNE para somar nas lutas contra os ataques que foram feitos à educação. Para ele, trabalhistas tiveram um papel fundamental na fundação da entidade e ao longo de sua caminhada na defesa das bandeiras do Movimento Estudantil.

“O congresso marca não só a volta da JS ou do Reinventar para a diretoria da UNE, marca a volta dos Trabalhistas para a maior entidade estudantil da América latina. Fundada sob a proteção de Vargas; que lutou ao lado de Brizola e Jango; A maior delegação do século. O fio da história e o projeto nacional de desenvolvimento vão disputar o dia a dia da entidade.

A nova Diretoria será definida ao longo das próximas semanas e a posse está prevista para ocorrer no dia 11 de agosto, dia do estudante e data em que a UNE completa 82 anos de existência.

A UNE anunciou, para o dia 13 de agosto, o 3° Dia Nacional em Defesa da Educação, continuação dos atos gigantes em 15 e 30 de maio.

Reinventar
Fundado no congresso da UNE, em 2007, o Movimento Reinventar, nestes 12 anos de existência, está nas salas de aula e corredores da universidade, defendendo um projeto nacional de desenvolvimento capaz de devolver aos brasileiros – e ao Brasil – a capacidade de olhar para o futuro que não demora, com fé e esperança.

“O Movimento Reinventar são todos estudantes que acreditam na educação diferente, emancipadora, democrática e popular como elemento fundamental para o projeto de sociedade par ao Brasil. Somos uma turma plural, de todos os cantos do Brasil e seus sotaques. Uma plataforma política da JS.”, explica William.