Sob liderança de Axel Grael, Niterói (RJ) sedia encontro de gestores públicos de turismo do estado

Prefeitura do Rio de Janeiro
05/03/2021

O prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael (PDT), liderou, nessa segunda-feira (01), o 1º encontro dos Gestores Públicos de Turismo Fluminense para debaterem sobre o futuro do turismo em Niterói e em todo o Rio de Janeiro. Na ocasião, estiveram presentes representantes da área no estado.

Uma das estratégias de ações debatidas no evento foi o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação para regiões como São Paulo e Minas Gerais.

Axel Grael destacou a importância de alavancar o turismo, pois é um dos principais potenciais do estado do Rio e uma das chaves da retomada econômica, com geração de emprego e renda para os cidadãos fluminenses.

“Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis dessa geração. Mas é preciso saber que dessa crise vem a oportunidade de tirar do papel uma ação integrada entre os municípios fluminenses. Niterói aposta no turismo como uma das principais atividades para a retomada pós-Covid. Estamos buscando recuperar espaços históricos, como a Ilha da Boa Viagem, investindo no turismo ecológico, fechamos parceria com a Unesco para fortalecer o Patrimônio Cultural e Natural do município. A UFF realiza eventos acadêmicos que movimentam o setor na cidade. Precisamos unir forças para traçar ações integradas”, afirmou o gestor.

Ao longo do dia, os gestores participaram de palestras sobre temas como estratégias para captação de recursos por emendas parlamentares federais e apresentação do Programa de Capacitação para a Excelência do Turismo Fluminense pela Escola de Contas do TCE.

O I Encontro dos Gestores Públicos de Turismo Fluminense é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo, Turisrio, em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur).