Sob gestão de Sergio Vidigal, Serra (ES) lança app de reconhecimento facial para aposentados

Prefeitura da Serra (ES)
20/08/2021

Com a presença do prefeito da Serra (ES) Sergio Vidigal (PDT), o Instituto de Previdência da Serra lançou, nessa quinta-feira (19), o “Meu RPPS”. Um novo aplicativo de celular para reconhecimento facial, onde os aposentados poderão fazer a prova de vida on-line, por meio de uma selfie.

Na cerimônia de lançamento, os primeiros a testar o serviço inédito entre os institutos de previdência do Estado foram Sergio Vidigal e a ex-auxiliar técnico administrativo e de serviços, Patrícia Figueiredo Brandão.

Durante o evento, o prefeito comentou sobre o novo olhar a respeito dos servidores da Serra.

“Esse aplicativo mostra o cuidado do Instituto para conosco e a visão da gestão quanto à facilidade de acesso aos serviços, o aperfeiçoamento da parte de transparência e, principalmente, a aproximação com o segurado. Esse servidor que dedicou a vida ao município não pode ser esquecido nunca”, afirmou o gestor.

Na ocasião, Patrícia Figueiredo Brandão também comemorou o lançamento.

“Estou muito feliz com esse novo momento. Os servidores do IPS estão de parabéns, pelo atendimento e por esse aplicativo. Vai ajudar muito aos servidores que possuem dificuldades para se locomover até o Instituto. Bom demais mesmo”, afirmou.

Como funciona a função da prova de vida on-line?

Para fazer a prova de vida, o beneficiário precisará apenas tirar selfies e uma foto de seu documento. O Meu RPPS fará, então, um comparativo entre a documentação apresentada e as selfies, e mostrará a porcentagem de chances de ser o segurado. Por enquanto, o aplicativo só é compatível com o sistema Android e está disponível gratuitamente na Google Play Store.

Quais as outras funções do aplicativo?

Além da funcionalidade da prova de vida, o aposentado ou pensionista conseguirá acessar contracheque, Ficha Financeira, Informe de Rendimentos e recados do IPS, tudo na palma da mão. Já os servidores da ativa poderão simular aposentadoria e abono de permanência, visualizando todas as regras disponíveis para seu caso em particular e o que já têm direito a requerer.

Todas essas funções serão acessadas com o máximo de segurança, por meio do CPF e senha ou através da impressão digital do segurado.

Quais os custos do aplicativo para o IPS?

O Instituto pagava um aluguel de R$ 4.900 na antiga sede, a qual foi utilizada como arquivo, enquanto a nova estava sendo construída. Esse contrato de locação foi extinto, para o início ao processo de aquisição do aplicativo. Em razão do sistema de gestão previdenciária do IPS pertencer a mesma empresa que criou o aplicativo, foi apenas acrescentado um valor de R$ 2.400 ao contrato, com uma economia de R$ 2.500 por mês.