Sob gestão de José Sarto, prefeitura de Fortaleza (CE) inicia vacinação itinerante da população de rua contra a Covid-19


Prefeitura de Fortaleza (CE)
01/06/2021

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza (CE) passou a contar, a partir dessa segunda-feira (31), com um novo reforço. Sob a gestão do prefeito José Sarto (PDT), a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está garantindo, por meio do “Caminhão do Cidadão”, a vacinação itinerante da população em situação de rua.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação, executada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, foi iniciada pela Praça do Ferreira.

O recrutamento do público-alvo vem sendo realizado por meio de buscas ativas. Aos 54 anos, Vera Brito foi a primeira contemplada do dia.

“As equipes de trabalhadores estão vindo até a gente. Eles abordam, identificam quem vive na rua e trazem a gente até o caminhão para se proteger contra essa doença. Quando eu soube da novidade, pulei de alegria. Eu me senti muito bem acolhida”, relatou a moradora.

No início da manhã, o prefeito José Sarto acompanhou os trabalhos realizados e ressaltou a importância do serviço para toda população.

“Esta é mais uma maneira de contemplar pessoas que vivem em situação de alta vulnerabilidade”, destacou o prefeito.

De acordo com o Governo do Estado, nos próximos dias, a unidade móvel irá percorrer Poço da Draga, Beira-Mar, Serrinha, Lagamar, Jacarecanga, Papicu e Parangaba.

“Estamos realizando esse trabalho de sensibilização sobre a importância da vacina para salvar vidas. Vamos continuar, até o dia 10, com as orientações e com as buscas ativas na Praça do Ferreira, na Praça da Polícia Civil, no Parque das Crianças, no Oitão Preto, dentre outros locais”, destacou o gerente do Centro de Referência sobre Drogas, Rodrigo Amaral.

Conforme o coordenador do Comitê Estadual para População de Rua, Frei Nailson Neo, tais articulações são indispensáveis para garantir o acesso à cidadania. “Esta ação da vacinação itinerante é resultado da parceria entre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Ministério Público, Defensoria, SPS e Sesa, que uniram forças para mapear os territórios e avançar na vacinação desta população”, elencou.

Além da vacinação, o poder público está possibilitando a emissão de documentação básica para o público atendido.

Avanço da campanha

De acordo com o prefeito de Fortaleza, além da novidade iniciada hoje, a meta do Município é agendar, nesta semana, todos os que têm comorbidade, trabalhadores da educação, profissionais da segurança pública, agentes aeroportuários e pessoas em situação de rua.

“Na semana que vem, se Deus permitir, com o trabalho dessa equipe brilhante, a gente deve começar a vacinar a população em uma ordem decrescente de idade. A gente tem a meta de semana que vem ter notícias boas em Fortaleza”, afirmou Sarto.

Pactuação

À medida que a Capital for avançando no atendimento de grupos prioritários, ocorrerá a pactuação na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e novos grupos serão inseridos na campanha de vacinação.