Sob gestão de Fernanda Ontiveros, prefeitura de Japeri cria plano para recuperar e integrar estradas rurais


Prefeitura de Japeri (RJ)
08/06/2021

Melhorar a acessibilidade e mobilidade das vias rurais e promover o turismo ecológico do município de Japeri (RJ). Estas são as principais metas do Plano de Sistema Viário Rural apresentado nesta segunda-feira (7) à Prefeita Drª Fernanda Ontiveros (PDT). O documento foi formulado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em parceria com a equipe de Projetos e Captação de Recursos.

O plano propõe um sistema de gestão de estradas rurais com base em mapeamento e georreferenciamento de todas as vias da cidade. A iniciativa pretende atuar na preservação de recursos naturais aumentando sua vida útil.

Além de permitir o tráfego permanente nas rodovias, o programa quer favorecer o turismo agroecológico bem como o escoamento de produção agropecuária. A criação deste plano permite que o município busque parcerias para desenvolver projetos com esta finalidade.

A cidade de Japeri será a primeira do Estado do Rio de Janeiro a criar oficialmente um programa para o desenvolvimento das estradas rurais.

“É um motivo de muita alegria receber essa equipe aqui no meu gabinete. Nosso propósito é mudar a história de Japeri, por isso a importância de melhorar cada vez mais o acesso às propriedades rurais. O projeto beneficiará o produtor rural bem como a produção agropecuária da cidade”, destacou a prefeita.

Segundo o secretário da Pasta, José Maurício da Silva, a criação deste programa é uma solicitação antiga dos produtores rurais.

“O avanço deste plano se deu por conta das queixas apresentadas pelos produtores rurais da cidade ao considerarem que a circulação nas vias é péssima. Nosso objetivo é melhorar a mobilidade e promover o turismo ecológico”, enfatizou o gestor.

O programa será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores que irá convocar uma Audiência Pública para discutir e aprovar a Lei Municipal.