Sob gestão de Fernanda Ontiveros, Japeri (RJ) terá segurança reforçada com implantação do Proeis


Prefeitura de Japeri (RJ)
07/10/2021

A Prefeitura de Japeri (RJ), sob a gestão da prefeita Drª Fernanda Ontiveros (PDT), deu mais um passo importante para aumentar o policiamento na cidade. Em breve, o município da Baixada Fluminense vai implantar, por meio de um convênio com o Governo do Estado, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). O objetivo é reforçar a segurança pública com policiamento 24 horas nos pontos de maior movimentação do município e, com isso, diminuir os índices de criminalidade na cidade.

A ação permitirá a contratação de mais policiais militares para atender às demandas da segurança para moradores e comerciantes. A ideia é que os agentes a serviço do Proeis possam realizar o policiamento ostensivo, das 20h às 8h, horário de folga dos policiais do Segurança Presente, nas estações de Japeri e Engenheiro Pedreira. E ainda nas entradas da cidade, no setor bancário e na área comercial, em unidades de saúde e locais com grande movimentação de pessoas, como em praças.

Para a  Drª Fernanda Ontiveros, o investimento em segurança é necessário para que seja garantido a tranquilidade dos moradores e comerciantes da cidade.

“Esse diálogo entre a prefeitura e o Governo do Estado está sendo primordial para que Japeri continue crescendo e, principalmente, se desenvolvendo. Esse programa chegará em um bom momento para o município”, destacou a médica, que assinou a carta de intenção ao secretário de Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Marinho.

Já o secretário municipal de Segurança, Jorge Dantas, disse que a partir do convênio com o Proeis, os pontos de maior movimentação passarão a ter policiamento 24 horas.

“Sem dúvidas esse reforço será de extrema importância para Japeri, pois vamos diminuir ainda mais os índices de criminalidade. O programa vai atuar em um horário específico em que o Segurança Presente não atua. Por meio deste convênio teremos o policiamento 24 horas no município”, enfatizou.

O programa deverá entrar em ação daqui a 60 dias, quando o município irá firmar convênio junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Polícia Militar. A administração municipal arcará com as despesas de contratação dos agentes de segurança.

Na última segunda-feira (4), a Prefeita recebeu em seu gabinete a subcoordenadora do setor de Convênios e Contratos, Major Fernanda, que detalhou para a prefeita o funcionamento do Proeis e os requisitos necessários para implementação do programa. Além do secretário de Segurança, Jorge Dantas, também participou do encontro a secretária de Orçamento e Gestão de Recursos, Andreia Guimarães.