Sob administração do PDT, Niterói tem o maior investimento em educação por aluno no estado do Rio de Janeiro


Por Bruno Ribeiro/PDT-RJ e Prefeitura de Niterói
20/02/2021

Índice foi atestado no Anuário Multicidades 2020, da Frente Nacional de Prefeitos 

Niterói é o município do estado do Rio de Janeiro que mais investe na educação por aluno, de acordo com levantamento do Anuário Multi Cidades 2020, lançado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Considerando as cidades com mais de 5 mil alunos matriculados na rede municipal, a gestão do PDT ocupa a quinta posição do país no ranking de investimentos por aluno atestado na 16ª edição do documento

De acordo com o estudo, feito com base em números da Secretaria do Tesouro Nacional de 2019 e que apresenta importantes dados sobre a situação fiscal local, o município investiu, em 2019, R$18.649,83 anualmente, por aluno. Mais que o dobro da média nacional, que foi de R$7.662,13.

Para o recém-eleito prefeito Axel Grael, que sucedeu o também pedetista Rodrigo Neves, os investimentos têm garantido o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida de seus habitantes há cerca

“Niterói tem o Plano Estratégico Niterói que Queremos, que determina quais são os investimentos estruturantes para o desenvolvimento da cidade. Por isso, ao longo dos anos, temos buscado garantir espaço fiscal para investimentos no município, desde serviços básicos para a população como a construção de 25 escolas, a ampliação da cobertura do Médico de Saúde da Família, atualmente atendendo 80% do público alvo, como também obras de infraestrutura que mudaram a Região Oceânica, a Marquês do Paraná e diversas obras de contenção de encostas”, destacou Grael.

O relatório mostra que o município está em segundo lugar, no estado do Rio, entre as que mais investiram em saúde por habitante, ficando entre as dez primeiras do ranking na Região Sudeste. No ano analisado, Niterói investiu, per capita, 20% a mais em saúde do que a média das cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes.

O volume destinado eleva ainda a administração do PDT ao posto de maior investidor estadual per capita, com aumento de 29,5% em comparação a 2018. Dentre as 100 maiores cidades brasileiras, Niterói ocupa a 17ª posição.

Origem

O Anuário Multi Cidades verificou-se também o incremento significativo das receitas do ICMS e Imposto Sobre Serviços (ISS) na cidade, refletindo o crescimento da produção local, em 2019, aliado a um sistema de arrecadação mais eficiente.

No ranking nacional, entre os municípios com até 520 mil habitantes, Niterói também se destaca na arrecadação de ISS e ocupa a segunda posição. Já a arrecadação de ICMS coloca o município na frente de grandes capitais como, por exemplo, Campo Grande (MS).

“Apesar de haver um ingresso substantivo de receita de royalties a partir do fim de 2017 em Niterói, tem havido um grande esforço da gestão em continuar investindo na modernização dos sistemas e na eficiência da arrecadação, para que no longo prazo a cidade não fique refém desses recursos finitos e extraordinários, por isso investir na capacidade de auferir receita própria é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, concluiu a secretária Municipal de Fazenda, Marília Ortiz.