Sob a gestão do pedetista Luciano Orsi, Campo Bom (RS) se destaca com políticas públicas de combate à pobreza menstrual nas escolas


Prefeitura de Campo Bom (RS)
19/01/2023

O município de Campo Bom (RS), sob a gestão do prefeito Luciano Orsi (PDT), está investindo em políticas públicas para jovens e adolescentes que sofrem com a pobreza menstrual. Desde junho de 2022, a Prefeitura distribuiu de forma gratuita absorventes para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Para o gestor Luciano Orsi, a iniciativa reafirmou o compromisso de Campo Bom com o direito à educação para todos. “É o primeiro passo para resolver uma questão muito maior, estrutural, mas que começa a garantir o direito de estar nas salas de aula sem qualquer tipo de perda de aprendizagem durante o período menstrual”, afirma o pedetista.

A lei que criou o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas municipais foi assinada pelo prefeito em novembro de 2021 (Lei Municipal nº 5.259). A primeira entrega de absorventes ocorreu em 23 de junho de 2022, nas escolas Borges de Medeiros e Presidente Vargas, pelas mãos da secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, e da vereadora Gênifer Engers, professora, uma das autoras do projeto de lei.

O primeiro lote prevê a distribuição, em 12 meses, de 500 nécessaires e 5,4 mil pacotes de absorventes, o que significa mais de 43 mil unidades. O investimento foi de R$ 16 mil. A indicação para o recebimento dos kits é das professoras e equipes diretivas das escolas.