Sob a gestão do governador Waldez Góes, escolas do Amapá se preparam para futuro retorno de aulas presenciais


Portal do Amapá
18/06/2021

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), acompanhou, nessa quinta-feira (17), a agenda do Circuito Educação que segue nas visitas técnicas em escolas de Macapá e Santana com objetivo de preparar espaços estratégicos para o retorno gradual e responsável das aulas presenciais. Entre as ações traçadas estão as entregas de salas de planejamento e práticas pedagógicas e as adaptações de biossegurança.

Waldez Góes esteve no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, que oferta quase 400 vagas na capital para cursos técnicos nas áreas de saúde, meio ambiente e assistência social, e também para o programa nacional Novos Caminhos, que busca ampliar oportunidades de inserção socioprodutiva, contribui para impulsionar a produtividade e a competitividade.

Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância dos resultados do centro profissional, como o desenvolvimento do curso técnico de enfermagem para indígenas, que foi lançado pelo Governo do Amapá, em 2019, e atende as etnias Palikur, Karipuna, Galibi, Marworno, Waiãpi, Apalai, Waiana, Tiriyo e Kaxuyana.

“Continuamos com as entregas de salas de planejamento pedagógico e kits de proteção contra covid-19 para alunos e profissionais da educação. Estamos preparando todas as escolas para o futuro retorno de atividades presenciais”, enfatizou o governador.

Esperançoso pelo retorno das aulas presenciais, o aluno Sorokamano Waina Apalai relata que está no estágio final do curso técnico de enfermagem indígena e espera finalizar o curso para aplicar na prática o que aprendeu na aldeia em que mora a família, no Parque do Tumucumaque.

“Eu vim para cá buscar conhecimento porque minha aldeia precisa. O curso de enfermagem vai ajudar a cuidar do meu povo e vai melhorar nossas vidas”, disse o jovem indígena.

Ainda nessa quinta-feira, o governador visitou o tradicional Colégio Amapaense, que adotou o ensino médio em tempo integrado (Novo Saber). Enquanto quarta-feira, (16) Waldez Góes esteve na escola Deuzuite Cavalcante, no bairro Perpétuo Socorro.

Por onde o Circuito Educação passa, o governador reúne com diretores, equipes pedagógicas, professores e alunos para discutir estratégias para solucionar situações pontuais nas instituições.

“A sala de planejamento traz mais conforto ao professor e equipe pedagógica e vai mudar a forma de planejar as aulas. É um avanço na qualidade de ensino”, disse a diretora Rozemeire Gibson, da escola Deuzuite Cavalcante.

Outras medidas

O Governo do Amapá avança no processo de imunização dos profissionais – todas as prefeituras estão autorizadas a vacinar professores, merendeiras e demais trabalhadores desse setor. A meta é garantir um retorno seguro de aulas presenciais.

Outra medida é a entrega de 160 mil kits de proteção contra a covid-19. São itens como álcool em gel e máscara lavável para atender todos os professores e alunos, além de equipes gestoras, pedagógicas, e trabalhadores de apoio.