Sob a gestão de Axel Grael, prefeitura de Niterói (RJ) promove Seminário de Educação Continuada


Prefeitura de Niterói (RJ)
06/12/2022

A prefeitura de Niterói (RJ), sob a gestão do prefeito pedetista, Axel Grael, realizou no último sábado, o VII Seminário de Educação Continuada. O evento, em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, reuniu mais de 100 pessoas, entre voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e representantes de várias instituições municipais, teve como tema este ano “Integração e Tecnologia no fortalecimento das Defesas Civis Municipais” e aconteceu no cinema do Reserva Cultural, em São Domingos.

O objetivo do evento, que acontece anualmente, é a troca de informações com os voluntários, tendo como foco melhorias para o Sistema de Defesa Civil do município. Este ano, o destaque foi a participação da Secretaria Municipal do Idoso, cujos voluntários se dispuseram a criar o Nudec Sênior.

Axel Grael participou do encontro e afirmou que a cidade está investindo em tecnologia de prevenção de acidentes para atender à demanda climática.

“Nós vivemos um momento em que a preocupação com os rigores climáticos é enorme. Participei de um encontro recente sobre o clima no Egito e discutimos muito sobre a resiliência das cidades, diante desse desafio. E não há outra solução senão o investimento na prevenção. Há uma emergência climática que exige a construção de uma cidade resiliente. Fazemos isso com obras de proteção de encostas, com a proibição da ocupação de áreas de risco, mas, de maneira fundamental, com a participação dos voluntários que são as pessoas treinadas a dar as primeiras informações em áreas de risco em momentos de necessidade. Mas também temos que planejar. Nada pode nos pegar de surpresa. Por isso, estruturamos a Defesa Civil de Niterói”, afirmou Grael.

Já o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, tenente coronel Walace Medeiros, exaltou a qualidade da equipe de Defesa Civil de Niterói.

“Essa reunião é o momento de finalização de um ano de preparação e prevenção para a ocorrência de chuvas fortes em Niterói. Esse ano fizemos uma parceria fantástica com pessoas que tem muita experiência acumulada e conseguimos, com o apoio da Secretaria do Idoso, criar o Nudec Sênior. Sem dúvida uma vitória para a melhor equipe de Defesa Civil do Brasil. Um grupo extremamente dedicado e talentoso. Não é fácil, mas temos muito trabalho a realizar. Sabemos que chuvas virão, mas estamos preparados”, disse Medeiros entre aplausos.

O subsecretário de Educação de Niterói, Thiago Risso, falou sobre a importância da parceria entre as secretarias municipais.

“Quero destacar que não encontramos outros municípios com a mesma iniciativa de Niterói, que têm em seu currículo escolar a disciplina Educação em Riscos Ambientais, aprovada no ano passado por orientação do prefeito Axel Grael. Vemos a Defesa Civil atendendo na Bahi,a em Minas Gerais e em socorro a municípios vizinhos. Queremos continuar sendo referência na prevenção. É um motivo de muito orgulho para nós”, disse Risso.

Dezenas de instrutores e voluntários que se destacaram durante os cursos, foram premiados na cerimônia. O coral “A Voz do Canto”, uma iniciativa da Secretaria do Idoso, com 30 componentes, apresentou duas canções: “Roque Santeiro” (Sá e Guarabyra) e “Peça Felicidade” do grupo niteroiense Melim.