Sob a coordenação de Nelton Friedrich, PDT inicia a construção do Projeto Paraná

Foto: Ascom PDT do Paraná

Ascom PDT do Paraná
20/10/2021

“Em tempos de profundas transformações e de grandes tribulações, precisamos ter rumo, caminhos para onde vamos e o que queremos ser no curto e médio prazos. O Projeto Paraná se constitui numa ousada iniciativa – altamente participativa – de construir proposta estratégica, conjuntural e estruturante, de um Estado próspero e justo, inovador e solidário, democrático e soberano, desenvolvimentista e sustentável. A começar, sincronizado com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).” A afirmação é do coordenador do Projeto Paraná, que está sendo construído pelo PDT como alternativa para as eleições 2022, Nelton Friedrich.

Vice-presidente do PDT Paraná, Nelton Friedrich foi deputado federal constituinte, secretário de Estado e diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional de 2003 a 2017, além de presidir a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) – órgão de cooperação do PDT -, por cinco anos.

Por sua longa experiência nas esferas públicas, foi o escolhido para coordenar o processo de construção do Projeto Paraná, que, assim como o Projeto Nacional de Desenvolvimento, de Ciro Gomes, pretende apresentar novas concepções de propostas para um Paraná próspero, mais saudável, mais sustentável, mais justo e mais equânime.

Além de Nelton Friedrich, várias lideranças pedetistas já trabalham na construção do Projeto Paraná, que já conta com um calendário de seminários regionais para apresentação de propostas e captação das demandas locais.

Fazem parte da coordenação o presidente do PDT Paraná, André Menegotto, o professor e Pró-reitor de Administração da UFPR, Marco Cavalieri, a professora de Direito Constitucional da UFPR, Eneida Desiree Salgado, o professor de Economia Fábio Scatolin, as advogadas Audrei Dassoler e Luiza Simonelli, a secretária de Comunicação do PDT, Marcia Raquel de Oliveira, o Secretário Executivo da FLB-AP no Paraná, Dante Barleta Neto, e o secretário executivo do PDT Paraná, Diogo Tavares e contará com inúmeros colaboradores.

Nesta entrevista, Nelton Friedrich explica como está sendo estruturado, quais as diretrizes e como se dará esse processo de construção participativa de uma alternativa de governança para o Paraná.

 

O PDT entende que para governar, mais do que bons nomes, é preciso ter um projeto de desenvolvimento. Nesse sentido, e seguindo as diretrizes partidárias nacionais, o PDT Paraná já deu início à construção do Projeto Paraná. Em que ponto desse processo estamos?

Nelton – Primeiro é preciso contextualizar que vivemos tempos de grandes transformações e também tribulações. E muitas destas transformações já estão afetando a vida das pessoas, das organizações, das empresas, do trabalhador, da natureza, de todos nós. Portanto, enfrentar essa nova realidade  é um grande desafio. Mas para isso, é fundamental a gente sair de uma postura reducionista, da visão de curtíssimo prazo, de gestões imediatistas, de trabalhar só emergências e ações pontuais, apagando incêndios, muito eleitoreira, de dependência absoluta de Brasília e ter a expressiva consciência de que nós podemos ter um projeto de curto, médio e longo prazo. Estamos na estruturação final desse processo participativo, da elaboração do Projeto Paraná com as coordenações, com os conselhos, com grupos de trabalho de cunho estadual e também microrregionais, locais. A realização do primeiro seminário acontecerá no da 23 de outubro, na microrregião de Guarapuava. O calendário prevê até março 2022 alcançar todas as microrregiões do Paraná. Contaremos com canais permanentes para a contribuição, a participação, a crítica, as sugestões dos paranaenses. E de março a junho de 2022 vai ser elaborada a versão final do Projeto e apresentada na primeira quinzena de julho do ano que vem.

Leia aqui a entrevista na íntegra.