Sergio Vidigal quer instituir a campanha Março Vermelho para conscientização de doenças infecciosas

Imagem: Pixabay

Ascom deputado Sergio Vidigal
31/07/2020

Objetivo é fazer com que o período se torne referência nacional para ações informativas e educativas, a exemplo do Outubro Rosa e o Novembro Azul

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a primeira morte causada pelo novo coronavírus no Brasil ocorreu em 12 de março. A vítima era uma mulher de 57 anos, que foi internada em um hospital da Zona Leste de São Paulo um dia antes.

Devido à essa e outras milhares de vítimas do novo coronavírus, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) protocolou o Projeto de Lei (PL) 3756/2020 para a instituição do Março Vermelho.

“O objetivo da iniciativa é fazer com que o mês de março se torne referência nacional para ações informativas e educativas, a exemplo das campanhas já existentes e exitosas no Brasil, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.
Queremos conscientizar a população sobre a prevenção do contágio de doenças infectocontagiosas” comentou o parlamentar, que também é médico.

A proposta também determina que seja feita homenagem aos profissionais da saúde que, mesmo diante de todos os riscos, têm atuado na linha de frente ao combate à pandemia causada pela Covid-19.

Doenças infecciosas

A lista de doenças infecciosas com alta incidência no Brasil é grande: Aids, hanseníase, hepatite C, malária, sífilis, etc. Para muitas delas existem vacinas, mas uma parte significativa não conta com proteção, apenas medidas paliativas de prevenção, como a dengue, zika ou a atual Covid-19, causada pelo vírus Sars-Cov2.

“É muito importante que a população tenha acesso a informações adequadas para se proteger com atitudes simples e eficientes, a fim de evitar contágio”, afirma Sergio Vidigal.