Sérgio Vidigal defende atenção à saúde de trabalhadores do setor de transportes


Ascom deputado federal Sérgio Vidigal
27/11/2019

Presidente da Frente Parlamentar de Atenção à Saúde Integral do Homem, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) realizou nesta terça-feira (26), o 12º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. Neste ano, o tema foi a “Saúde do Homem no Setor de Transportes”.

Durante o fórum, Sérgio Vidigal comentou que é necessária uma nova política de saúde para o trabalhador do setor de transportes, a qual precisa estar ligada a outras políticas.

“Pensarmos em mobilidade urbana ou na recuperação de rodovias não representam apenas medidas que tratam de logística ou de racionalizar deslocamentos. A qualidade de vida das pessoas, e por consequência a sua saúde, é afetada por elas”, disse o deputado.

O parlamentar disse ainda que, a partir desse debate, o poder público poderá definir as normas gerais que guiarão o Sistema Único de Saúde (SUS) e também os estados e os municípios na elaboração de suas próprias normas, mais detalhadas.

O deputado também destacou a necessidade de atenção à saúde mental dos trabalhadores em transporte, registrando que as atividades ligadas a esse setor possuem elevado risco físico também.

“Esses riscos advêm das condições de trabalho, que incluem ruído, calor, ventilação e aspectos ergonômicos”, disse.

E completou: “Novas políticas públicas para a saúde dos trabalhadores dependem da nossa interação. E isso serve para os níveis federal, estadual e municipal”.

Convidados
Participaram do encontro representantes do Ministério da Saúde: o coordenador de Saúde do Homem DAPES/SAPS, Danilo Campos da Luz e Silva; da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador, Heloiza Helena Casagrande Bastos; e da Coordenação de Agravos e doenças Não Transmissíveis, Rayone Moreira Costa.

Além disso, estiveram presentes representantes: do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Katiene Holanda; da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Arilson de Sousa Carvalho Júnior; da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Ricardo Irajá Hegele; e o presidente do Sindicato do Trabalhador Rodoviário, Luiz Aníbal Vieira Machado.