Semana da Água começa com curso de Educação Ambiental em Japeri (RJ)


Prefeitura de Japeri
22/03/2022

Até dia 25, evento reúne vários segmentos da sociedade para celebrar a programação especial 

 

Dinamismo e participação dos alunos marcaram a primeira aula do curso em Educação Ambiental “Aprender Preservando”, promovido pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri (RJ), que é administrada pela pedetista Dra. Fernanda Ontiveros. O evento nesta terça-feira (22), em comemoração ao Dia da Água, contou com as presenças de representantes do Conselho Municipal do Ambiente (Condema) e do Consórcio Centro Sul I.

Um dos momentos mais emocionantes e ilustrativos foi a reprodução de um vídeo que casou com algumas imagens sincronizadas com a “Música Planeta Água”. As peças mostraram várias situações em que a ausência da água em diversas partes do mundo deixa as pessoas fragilizadas, como na África, onde duas crianças usaram um canudo para beber água de esgoto.

Durante a aula inaugural, ministrada pela Secretária do Ambiente, Meire Lucy Fonseca, foram apresentados vídeos e informações sobre as ações de degradação da água e do ambiente nas últimas décadas.

“A música fala de inundações, mas não trata do que ela causa no solo, como que provocou o desastre em Petrópolis. A água é o nosso bem mais precioso e somente através da sensibilização que vamos ter atitudes que ajudem a preservar essa riqueza”, disse a secretária.

Ela explicou ainda que é necessário seguir o tripé do desenvolvimento sustentável que une o social, ambiental e econômico para que não ocorram fatos como o de Brumadinho, em Minas Gerais, e outros desastres ambientais.

Participação

O estudante do Ensino Médio, Kevin Silva Machado, 16 anos, contou que só entendia como meio ambiente o que aprendeu nas aulas de biologia, ou seja, a preservação das plantas. “Aprendi muito aqui. Vim em busca de novos conhecimentos e aprendi que posso contribuir separando material reciclado que vai ajudar famílias e também o meio ambiente”, explicou o japeriense.

Do Conselho Municipal do Meio Ambiente participou a conselheira, Edilaine Silva da Costa Coelho, e do Consórcio Centro Sul I, a diretora Karla Ayres, que representa os municípios de Japeri, Mendes, Paulo de Frontin, Paracambi e Queimados.

Veja a programação completa da Semana da Água no site: www.japeri.rj.gov.br.