Sebastião Bala homenageia 250 anos de Macapá

Câmara faz sessão em homenagem aos 250 anos de Macapá
A Câmara realiza às 10 horas sessão solene em homenagem aos 250 anos da cidade de Macapá, capital do Amapá. A sessão foi sugerida pelo deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) e será realizada no plenário da Casa.

A história de Macapá está relacionada à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia. No local, foi estabelecido um destacamento militar em 1738. Vinte anos depois, em 4 de fevereiro de 1758, foi levantado, na praça São Sebastião (atual praça Veiga Cabral), o pelourinho, sendo fundada assim a Vila de São José de Macapá.

O nome Macapá é de origem tupi. Trata-se de uma variação de "Macapaba", que quer dizer lugar de muitas bacabas, fruto de uma palmeira nativa da região. Antes, porém, a cidade havia sido batizada de Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, pelo então rei da Espanha, Carlos 5º.

Em 2007, a população macapaense foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 368.397 habitantes. A cidade é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador e banhada pelo rio Amazonas.

Câmara faz sessão em homenagem aos 250 anos de Macapá

O nome Macapá é de origem tupi. Trata-se de uma variação de “Macapaba”, que quer dizer lugar de muitas bacabas, fruto de uma palmeira nativa da região. Antes, porém, a cidade havia sido batizada de Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, pelo então rei da Espanha, Carlos 5º.