São Borja de volta ao trabalhismo


Wellington Penalva
02/11/2020

Candidato a prefeito, Christopher Goulart aposta no trabalho como instrumento de justiça social

 

A trajetória do Trabalhismo brasileiro foi o pano de fundo do “Café com Lupi” deste sábado (31). O candidato a prefeito na histórica cidade de São Borja (RS), Christopher Goulart – neto de João Goulart, presidente trabalhista deposto pelo golpe de 1964 –, foi o convidado da última edição do programa. No bate-papo, ele anunciou o plano de governo que pretende recolocar o município no radar nacional por meio de uma agenda trabalhista genuína.

Christopher afirma que a sua história se mistura com a do Brasil. Ele conta que nasceu em Londres quando sua família amargava o duro exílio imposto pela ditadura militar. Seu avô era herdeiro político de Getúlio Vargas e promoveu importantes melhorias no campo trabalhista enquanto esteve ministro do Trabalho. Jango chegou à presidência da República em 1961 e foi deposto ao tentar avançar com um programa que oferecia justiça social, as reformas de base, em 1964.

“Eu me sinto filho direto da história do Brasil […] Sou brasileiro nato, mas sou registrado em consulado, lá em Londres, em função de todas essas circunstâncias políticas. Minha avó me conheceu no mesmo dia em que enterrou meu avô [Jango]. Então essas coisas me influenciaram muito e eu tive que me preparar um pouco mais [para entrar na política] exatamente porque eu sentia esse peso político muito grande”, contou Christopher.

São Borja tem um significado especial para o PDT e ainda mais para o candidato Goulart. Também conhecida como cidade dos presidentes, é o berço das transformações sociais mais expressivas do Brasil. De lá saíram nomes como Getúlio Vargas e o próprio João Goulart, expoentes do trabalhismo que promoveram a cidadania dos trabalhadores brasileiros e deixaram extenso legado, como a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ambos estão enterrados no município, assim como o maior líder da história pedetista, Leonel de Moura Brizola.

Christopher conta que a cidade está abandonada pela atual gestão – “não construíram uma sala de aula”, acusa. Sua pretensão é reerguer São Borja. “Quero muito fazer com que São Borja cresça, seja vista pelo resto no Brasil, se desenvolva econômica, social e politicamente […] Quero poder ajudar, principalmente, as pessoas que mais precisam de políticas públicas”, disse o candidato.

Os planos de Goulart para a cidade se concentram na valorização do trabalhador urbano e rural, fomento à indústria, criação de novos postos de trabalho e no investimento em educação e saúde. “Temos que estar sempre atentos a alguma forma de distribuir riqueza, a criar uma sociedade mais harmônica […] Não abrimos mão da conscientização social, porque um povo só se desenvolve quando tem oportunidade para todos, quando tem desenvolvimento social, quando a qualidade de vida das pessoas é melhor, e isso só acontece com emprego”, afirmou.

Confira o programa completo abaixo.