Ruy Motta é o nome do PDT para prefeito de Porto Velho (RO)

Por Ester Marques/Diário da Amazônia
15/08/2020

Na última segunda-feira (10), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou o lançamento de candidatura própria do PDT para prefeito de Porto Velho, capital de Rondônia, e indicou o ex-senador e presidente do diretório do partido no estado, Ruy Motta. A declaração foi feita durante entrevista ao programa “Fala Rondônia”, da Rede TV.

Durante o programa, o senador ressaltou a trajetória de Ruy Motta, no qual é defensor das bandeiras sociais, trabalhistas e desenvolvimentistas, e vem atuando em parceria com lideranças pedetistas há décadas.

“É um parceiro de peso em articulações suprapartidárias aqui em Rondônia, principalmente em Porto Velho. É difícil pensar em alguma eleição em Porto Velho que não tenha contado com a influência do Ruy nos bastidores, na mobilização, nas alianças. Por isso que é uma posição de consenso no partido que esse momento atual, tão difícil, requer uma participação mais determinante do Ruy Motta na política de Porto Velho.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o nome de Ruy Motta eleva o nível da campanha à prefeitura de Porto Velho.

“O Ruy é um velho companheiro de batalhas do PDT em nível nacional. E isso vem lá de trás, do tempo em que formamos fileiras contra a ditadura. O portovelhense tem a chance de virar a página da história da cidade, com uma aposta pela valorização das pessoas, dos trabalhadores, dos estudantes, das minorias, dos servidores. Ruy é um combatente do PDT e isso nós vamos confirmar com ele assumindo essa liderança na capital de Rondônia.

Carlos Lupi ainda ressaltou a importância de Ruy para a cidade, principalmente agora, em tempos de pandemia.

“O nome do Ruy Motta é uma aposta certa para a cidade, principalmente agora que todos nós vamos precisar de muita união, consenso e sabedoria para superar a pandemia e todos os desgastes que ela causou à sociedade”, afirmou Lupi.

Trajetória

Militante do PDT desde a adolescência, Ruy Parra Motta, 60 anos, é advogado e procurador da Assembleia Legislativa.

Motta tem uma trajetória política de longa data, com articulações na política regional de Rondônia e também em nível nacional. Já disputou eleições em Rondônia e assumiu, em 2010, como suplente de senador de Acir Gurgacz. É amigo pessoal de lideranças pedetistas como Carlos Lupi e Manoel Dias, além de contemporâneo de Leonel Brizola no PDT.