Roberto Cláudio visita Alemanha e Índia em busca investimentos públicos e privados

Roberto Cláudio, em Frankfurt, se reune com empresa alemã que administrará Aeroporto de Fortaleza


Ascom prefeitura de Fortaleza
28/03/2017

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT-CE), cumpre, nos próximos dias, extensa agenda internacional em Frankfurt, Alemanha, e em Nova Deli, na Índia. Na primeira, o gestor municipal se reúne com Stefan Schulte, CEO da Frankfurt Airport Services Worldwide (Fraport), empresa alemã que administrará o Aeroporto Internacional Pinto Martins pelos próximos 30 anos. 

No próximo dia 29, Roberto Cláudio apresentará aspectos voltados para o potencial econômico, social e turístico da cidade de Fortaleza, além de discutir o cronograma de prazos de implantação da concessão e, sobretudo, buscar maior integração com o investidor.

“Nós vamos saber o que a Prefeitura pode fazer para potencializar e maximizar a presença da Fraport na cidade de Fortaleza. Incentivos tributários, capacitação profissional, quais iniciativas o Município pode empreender, junto com o Governo do Estado, para garantir a presença mais útil possível ao Município na perspectiva de promover desenvolvimento e de gerar emprego e renda”, destacou o Prefeito.

Nessa perspectiva, para além dos aspectos administrativos e políticos, uma visita operacional pelo Aeroporto de Frankfurt será realizado nesta quinta-feira (30). Durante a visita, serão avaliadas as configurações de serviços, de logística e de interação com as questões municipais locais.

Em Nova Deli, Roberto Cláudio participará, no dia 31, da reunião anual do New Development Bank (NDB), instituição financeira do Brics. Único prefeito convidado do Brasil, o pedetista ministrará uma palestra em um seminário com representantes das demais Nações que compõem o bloco dos países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

“Vamos apresentar a nossa experiência de planejamento urbano e também de implantação de algumas políticas em áreas específicas, como mobilidade urbana, sustentabilidade e infraestrutura social. Apresentar como, em uma área de periferia, sem oportunidade, a gente conseguiu fazer Areninhas, praças, pavimentação, modificar a qualidade de vida dessas áreas mais pobres”, antecipou o gestor municipal de Fortaleza, que também presentará os  projetos que poderão ser financiados pelo Brics, inclusos no Plano Fortaleza 2040.

Os referidos investimentos poderão ser destinados, ainda, às obras de urbanização dos corredores de transporte público de BRT como o da Avenida Bezerra de Menezes e o que será implantado na Avenida Aguanambi, do Parque Rachel de Queiroz, do metrô linha sul, dentre diversas outras ações. “No outro dia, nós estaremos com alguns vice-presidentes desses países, com alguns empreendedores, para apresentar esses projetos na perspectiva de atrair investimentos privados”, finalizou o Prefeito.

Nesse intervalo, compreendido entre os dias 28 de março e 2 de abril, data prevista para o retorno de Roberto Cláudio, o vice-prefeito, Moroni Torgan, assume interinamente a Prefeitura. “Vou tentar seguir os passos do Prefeito naquilo o que ele vem fazendo e se esforçando, um Prefeito atuante, que não fica em gabinete, que anda e vê os problemas da Cidade. Vou tentar seguir neste mesmo ritmo”, garante Torgan.