Roberto Cláudio lança 2ª edição do Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo

Ascom Prefeitura de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE) lançou, na manhã desta segunda-feira (14), o Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo – Edição 2016, no Paço Municipal. A iniciativa tem como objetivo estimular profissionais de Jornalismo e veículos de Comunicação Social a abordarem temas que tratam de ações e políticas públicas indutoras ao processo de desenvolvimento social, socioambiental, socioeconômico e sustentável no território do Município de Fortaleza.

“Esta é uma forma de estimular que as Redações de rádios, jornais impressos e televisões, cada vez mais, valorizem Fortaleza como objeto de suas matérias em suas mais diversas dimensões de problemas, potenciais e boas ações, não apenas do poder público, mas, das diversas experiências do terceiro setor e da cidadania espontânea, com comissão isenta. No fim do ano, vamos premiar aqueles com a melhor técnica e conteúdo”, afirmou o prefeito.

Ao todo, são seis categorias que premiarão trabalhos nas áreas do Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Universitário (Estudante de Jornalismo). Serão agraciados aqueles trabalhos que melhor apresentarem excelência jornalística, enfocando ações na área geográfica do Município de Fortaleza e que abordem, com profundidade e amplitude, o exercício da investigação jornalística em questões pertinentes ao tema das políticas públicas indutoras.

Para o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza, Moacir Maia, a ação possibilita o fortalecimento não só do jornalismo cearense, mas serve como estímulo para refletirmos sobre a cidade que desejamos ter. “A gente entende que o prêmio, da forma que é concebido, provoca reflexão das políticas públicas existentes na nossa cidade, ou inexistentes, se for o caso. Possibilita um papel fundamental de reflexão, não só a partir da sociedade, mas sobretudo, impondo ao poder público a atenção sobre aqueles temas abordados. A gente quer que isso se mantenha de forma permanente, sistêmica. Por isso, a decisão do prefeito Roberto Cláudio de tornar o prêmio uma política pública de reflexão”, declarou.

A 2ª edição da premiação ocorrerá no dia 14 de dezembro deste ano e agraciará os ganhadores com prêmios entre R$ 8 mil e R$ 16 mil, a depender da categoria. Entre os itens de avaliação, estão qualidade técnica da forma e conteúdo, profundidade da abordagem, amplitude e atualidade do trabalho investigativo realizado, multiplicidade de fontes, enfrentamento das consequências sociais e humanas, contextualização socioeconômica e propositura de soluções.

Podem concorrer trabalhos veiculados no Ceará no período de 12 de outubro de 2015 a 30 de outubro deste ano. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 14 e 30 de novembro de 2016. Os trabalhos concorrentes deverão ser encaminhados à Coordenadoria de Comunicação Social, na Rua São José, Nº 01, Centro – CEP 60.060-170 – Fortaleza – Ceará, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Saiba mais.