Roberto Cláudio firma Acordo de Cooperação com Fundação sueca

Ascom PDT de Natal/ Kallyna Kelly
15/05/2018

Em seu primeiro compromisso oficial em Estocolmo, capital da Suécia, nessa segunda-feira (14), o prefeito Roberto Cláudio visitou a Fundação Fryshuset, onde assinou Acordo de Cooperação Técnica entre o Município de Fortaleza e a organização que é hoje um dos maiores centros para formação de Juventude de todo o mundo.

O prefeito Roberto Cláudio, que esteve acompanhado da coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macedo, assinou o termo de cooperação com o diretor executivo da Fryshuset, Johan Oljeqvist.

Responsável por várias escolas, programas de formação profissional, cursos de teatro, música e esportes naquele país, a Fundação Fryshuset, vinculada à Prefeitura de Estocolmo, atua na execução e acompanhamento das políticas de juventude, notadamente na assistência aos jovens em situação de risco.

A Fundação trabalho em quatro eixos: educação formal por meio de uma escola, políticas de cultura juvenil, políticas sociais nas comunidades de risco e uma dimensão de trabalho e empreendedorismo.

“O Acordo de Cooperação que nós assinamos hoje, aqui em Estocolmo, visa desenvolver projetos com a Rede Cuca para a juventude de Fortaleza, com um modelo que já é um sucesso global. Eles, inclusive, já estiveram em Fortaleza e viram muita similaridade entre as ações da Rede Cuca e o que eles fazem aqui, e o nosso acordo de cooperação vai garantir novas ações na prevenção do crime e na violência juvenil. Uma das ações é a identificação do jovens em situação de risco e o trabalho com esse público”, disse Roberto Cláudio, destacando que

“O mais animador é a pretensão da fundação de abrir, já no próximo ano, uma sede em Fortaleza para funcionar como uma nova unidade da Rede Cuca, compreendendo esse intercâmbio de informações e experiências, numa ação financiado pela fundação e co-financiada pela Prefeitura de Fortaleza”, concluiu.

A parceria com a Fundação sueca também vai permitir a elaboração de projetos conjuntos com foco na atenção a jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, abrangendo também a formação de jovens mediadores a ser realizada pela Fundação em Fortaleza.

Como parte das ações parceiras entre a Prefeitura de Fortaleza e a Fundação, a Capital cearense foi escolhida para ser a cidade na América Latina a sediar, em agosto deste ano, o programa de liderança da Fryshuset, para formação de jovens mediadores que vivem em comunidades vulneráveis socialmente.

O Peace Leaders (Líderes da Paz) é um curso de liderança desenvolvido há mais de 30 anos, com experiências práticas com jovens, métodos de liderança e gestão de conflitos. O programa é um projeto internacional financiado pelo Ministério Sueco de Relações Exteriores, implementado pelo centro juvenil Fryshuset.

A iniciativa é uma resposta à Resolução 2250 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Juventude, Paz e Segurança. Dentro do escopo do projeto, a Fryshuset realizará em 2018 três cursos do programa em três regiões do mundo. Um total de 50 a 60 jovens líderes da paz da África, do Oriente Médio e da América Latina participarão em 2018. O formato é um curso intensivo de cinco dias que acontece entre maio e outubro, nas cidades de Fortaleza, em Agosto, na cidade de Amã, na Jordânia, em Setembro, e na cidade de Nairóbi, no Quênia, no mês de Outubro.

Os participantes devem ter entre 18 e 29 anos e que desejem melhorar ou fazer uma mudança em sua comunidade local, sejam profissionais que estão em contato com jovens próximos ou em risco de estar em conflito.
Também podem participar pessoas com experiência prática ou acadêmica em relação à paz e à segurança ou jovens interessados em embarcar em novas missões de liderança.