Ciro Gomes defende importância de políticas públicas para a juventude do País, em Fortaleza (CE)


Ascom Prefeitura de Fortaleza
22/02/2019

O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT-CE), participou, nessa quinta-feira (21), no Cuca Mondubim, da palestra sobre a importância de se investir em políticas públicas de juventude no Brasil. Encontro também contou com a presença de Ciro Gomes, vice-presidente do PDT nacional, além de representantes do Governo do estado.

A palestra faz parte do cronograma de atividades que celebram os cinco anos da Rede Cuca, uma rede de proteção social e oportunidade formada por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

No evento, Ciro Gomes destacou a importância do projeto.

“A crise brasileira vem desde os anos 80 e produz vítimas para todos os lados, e a juventude é uma das mais violentamente atingidas. A Rede Cuca e as demais políticas educacionais que existem no Ceará são um caminho alternativo para quem não quer seguir a ilusão do dinheiro fácil oferecido pelo tráfico”, afirmou.

Já Roberto Cláudio afirmou que os projetos voltados para a juventude não podem parar.

“O grande segredo de sucesso da Rede Cuca é valorizar a juventude e oferecer oportunidades por meio da cultura, da arte, da valorização pessoal e da formação humana de cada um desses jovens atendidos. Temos uma cidade formada por uma população nova, muitas vezes em condições vulneráveis e por isso, os investimentos não podem parar”, declarou.

Nos cinco anos da Rede Cuca, a Prefeitura de Fortaleza bateu recordes de investimentos, o que resultou na disponibilização de mais de 5 mil vagas mensais em cursos de formação nas áreas de audiovisual, dança, teatro, música, informática, libras, fotografia, inglês e em 27 modalidades de práticas esportivas.

De 2013 a 2018, a Rede Cuca atendeu 1.073.60 alunos. No mesmo período, o investimento acumulado reúne recursos da ordem de mais de R$ 142 milhões.

Já o valor estimado a ser investido em Juventude nos anos de 2019 e 2020 supera os R$ 250 milhões. Iniciativa comprovada a atenção prioritária da gestão municipal em políticas dessa magnitude.