Roberto Cláudio atualiza cronograma de obras e investimentos para o primeiro semestre de 2020

Prefeitura de Fortaleza
04/02/2020

O prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE) coordenou, na tarde dessa segunda-feira (03), reunião com secretários para atualizar o cronograma de execuções e investimentos oriundos da iniciativa. Durante o encontro, realizado no Paço Municipal, foram monitoradas obras nas áreas da saúde, educação, proteção social, cultura, esporte e lazer, mobilidade, infraestrutura e urbanização.

Os encontros quinzenais entre os gestores da Prefeitura possibilitam o acompanhamento de cerca de 900 ações estrategicamente distribuídas entre todas as Regionais da Capital. Com um valor global de recursos investidos na ordem de R$ 1,5 bilhão, estão sendo garantidas, dentre as iniciativas previstas, a reforma e a construção de unidades de saúde, a requalificação de espaços públicos, a edificação de Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral, a urbanização de lagoas, drenagem e pavimentação de vias, além da implantação de binários, de ciclofaixas e de melhorias voltadas ao transporte público municipal. O pacote inclui, ainda, a construção de novas Areninhas, a expansão da assistência à saúde animal e a ampliação da rede de Ecopontos.

A titular da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, destacou as principais inaugurações previstas para o primeiro semestre deste ano. “Além de Centros de Educação Infantil, teremos a entrega do centro cirúrgico do Instituto Dr. José Frota (IJF2), do Frotinha da Parangaba e do Hospital da Criança. Vale destacar que a inauguração do Polo Gastronômico da Varjota e a nova Rua Vicente de Castro também compõem as ações previstas”, informou.

Paralelamente, por meio do maior programa de requalificação de espaços públicos da Cidade, 150 praças devem ser entregues à população de diversos territórios ao longo deste ano. “Até abril de 2020, 85 praças estarão reformadas e prontas para a reinauguração. Além disso, outras 65 serão dignamente requalificadas e entregues às comunidades dotadas de novas estruturas e de diversas melhorias até o fim da gestão”, detalhou o coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais, Renato Lima.

Durante a reunião, o prefeito Roberto Cláudio destacou que o intuito do encontro é garantir o cronograma para a conclusão das obras e entregar benefícios capazes de transformar positivamente, sobretudo, as áreas mais vulneráveis da Capital.

De acordo com o secretário Municipal de Governo de Fortaleza, Samuel Dias, a partir do diálogo direto com a população, torna-se possível alinhar os esforços municipais às reivindicações prioritárias.

“Ao todo, são mais de 900 ações em andamento. O pico da nossa execução deve acontecer entre junho e julho deste ano, quando teremos cerca de 300 obras simultâneas, englobando todas as áreas da administração pública, com foco na Saúde, na Educação e na dignidade das pessoas”, afirmou o titular da Segov.

Mais de R$ 500 milhões estão sendo investidos, especificamente, em obras de pavimentação, drenagem e saneamento básico em regiões periféricas. “Esse recurso é inédito na história de Fortaleza e irá garantir dignidade e qualidade de vida a muitos fortalezenses que vivem em locais remotos, literalmente, com o pé na lama. Essa também é uma iniciativa de saúde pública”, acrescentou Samuel Dias.

Investimentos

Os recursos, da ordem de R$ 1,5 bilhão, são resultado do financiamento com seis bancos nacionais e internacionais, como Caixa Econômica Federal, Santander, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Banco Mundial.