Reunião com Carlos Lupi, dia 5, discute redução da jornada

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, vai receber o Sindicato dos Metalurgicos na próxima terça-feira, dia 5 de julho, às 17h, em Brasília.

A reunião foi marcada em resposta a uma carta enviada pelo Sindicato, no final de abril, à assessoria da Presidência da República, pedindo uma reunião com a presidente Dilma Roussef para discutir a situação da Embraer .

Na época, a empresa já estava fazendo demissões a conta-gotas e, até então, se recusava a discutir a redução da jornada. A Embraer é hoje a que pratica uma das maiores jornadas da região, de 43 horas semanais.

No início de junho a empresa finalmente cedeu aos apelos do Sindicato e aceitou sentar para discutir o assunto, pela primeira vez.

A Embraer ainda se mostrou bastante resistente à ideia da redução da jornada, alegando que tal medida ameaçaria a competitividade da empresa no mercado internacional.

Alegação, aliás, com a qual o Sindicato não concorda. Afinal, a Embraer é a empresa aeronáutica com a maior jornada de trabalho em todo o mundo. “Essa reunião com Lupi foi uma boa notícia. Afinal, a redução da jornada é uma medida urgente e necessária, pra manter os empregos e criar novos postos de trabalho. Esperamos que a reunião com o governo avance e traga bons resultados”, disse diretor do Sindicato, André Luis Gonçalves, o Alemão.

Jornal do Metalúrgico