Recife (PE) promove ação de sensibilização pelo Outubro Rosa com servidoras da Prefeitura


Prefeitura de Recife (PE)
27/10/2021

Evento foi conduzido pela vice-prefeita Isabella de Roldão com as secretárias municipais

No mês do Outubro Rosa, de sensibilização e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura do Recife promoveu uma atividade especial para as suas servidoras, nesta quarta-feira (27), no Cais do Sertão, Bairro do Recife. Fruto da integração do gabinete da vice-prefeita Isabella de Roldão com todas as secretárias municipais, a ação propôs uma manhã de reflexão, autoconhecimento e autocuidado. O evento contou com a participação de profissionais de saúde, educação física e yoga, que levarão orientações de como adotar boas práticas para a nossa saúde.

Entre as convidadas para esse momento, esteve a instrutora de cursos de respiração e meditação Flávia Carvalho, a mastologista Izabela Albuquerque, a nutricionista Lara Couto e a secretária da Mulher, Glauce Medeiros, representando todas as secretárias da cidade. Além delas, o evento contou ainda com a presença do secretário executivo de Esportes, Gabriel Perrusi, com dicas de como melhorar a saúde através dos exercícios físicos.

“Através desta ação e de muitas outras iniciativas que a Prefeitura promoveu durante o mês, procuramos sensibilizar nossas mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer com a maior taxa de mortalidade de mulheres no País. Espero que esse seja apenas o começo de uma mobilização contínua em prol da vida, afinal todos os meses são de cuidado com a saúde”, disse Isabella de Roldão.

As atividades em alusão ao Outubro Rosa estão ocorrendo desde o começo do mês no Recife. Através da mobilização da rede de Saúde, a Prefeitura trouxe diversos serviços de orientação e prevenção nos equipamentos municipais.

As ações incluem ampliação do número de vagas no mamógrafo móvel, mutirões para a colocação de DIU e a realização de mamografia no Hospital da Mulher, na Zona Oeste da cidade. Já nas salas de espera do Hospital, profissionais da unidade realizaram palestras educativas (amamentação, direitos da mulher e nutrição), como forma de divulgar entre as pacientes e acompanhantes o cronograma da campanha do Outubro Rosa na unidade.

Além disso, o edifício-sede da Prefeitura trouxe iniciativas voltadas para servidoras, servidoras e demais visitantes: testagem rápida e gratuita para covid-19, sífilis, HIV e hepatites B e C. O mamógrafo móvel também ficou estacionado no local, oferecendo exames para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Mamógrafo Móvel

Único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama, a mamografia é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos. Conforme preconização do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o período recomendado para se fazer o exame é a cada dois anos. De janeiro a agosto deste ano, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife já realizou 5.700 exames.