“Quando deixar de ser presidente, Bolsonaro vai direto para a cadeia”


Da Redação
22/08/2021

No Café com Lupi, o presidente pedetista e Walber Agra falam sobre luta judicial contra bolsonarismo

 

Neste sábado (21), o Café com Lupi trouxe como convidado um dos integrantes da assessoria jurídica do partido, Walber Agra. A ideia do presidente nacional do PDT e líder do programa, Carlos Lupi, foi expor as atividades pedetistas no judiciário em prol da democracia e da defesa do Estado Democrático de Direito. A conversa foi além e fez uma análise do panorama político nacional.

O Brasil de Bolsonaro e o próprio bolsonarismo são frutos da alienação do povo brasileiro, construída ao longo dos governos anteriores, como defende Agra. Segundo o advogado, o investimento equivocado em educação, favorecendo a universidade privada em detrimento da pública, e a formação de consumidores no lugar de cidadãos críticos é o que explica o cenário atual.

“O bolsonarismo é um movimento negacionista, extremamente anticienfiticista e que deixa muito claro o empobrecimento da nação. Nós tentamos democratizar o ensino universitário através de universidade privada. Criou-se o ‘bolsa empresário de educação’ no governo Dilma, [com investimento de] 17 bilhões [de reais]. Se tivéssemos pegado metade desse dinheiro e investido em universidade pública, nós teríamos revolucionado esse país”, avaliou Walber.

Lupi levantou o assunto das incursões judiciais contra Bolsonaro nas cortes internacionais, sobretudo pela condução desastrosa do presidente da República no combate à pandemia do coronavírus. “Fizemos uma denúncia em que apontamos que Bolsonaro ignorou a Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia”, lembrou o presidente do PDT questionando Agra acerca das ações movidas contra o mandatário brasileiro.

De acordo com Walber, o partido entrou com duas ações em cortes internacionais e foi pioneiro ao cobrar a responsabilidade de Bolsonaro, nessa esfera judicial, a respeito do elevado número de mortos por covid-19 no país. “A primeira foi na corte do Tribunal Penal Internacional, fomos o primeiro partido a fazer isso. […] Também entramos no Tribunal Latino-americano de Direitos Humanos”, afirmou o advogado.

Agra lembrou que a luta judicial é apenas um campo no combate ao bolsonarismo e salientou a importância do movimento para que Bolsonaro seja responsabilizado quando houver clima político para isso. Como afirmou Lupi: “assim que ele [Bolsonaro] for derrotado politicamente e deixar a presidência da República, ele vai direto para a cadeia”.

Confira abaixo a íntegra do Café com Lupi.