Projeto ‘Reinventando o Brasil’, da ULB, promove inclusão educacional pelo País


Por Elizângela Isaque
11/08/2017

O projeto Reinventando o Brasil, da Universidade aberta Leonel Brizola (ULB), tem conquistado cada vez mais espaço em cursos preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por todo o País. Inicialmente restrita a videoaulas em uma plataforma online no site da ULB, aos poucos a iniciativa tem saído das telas dos computadores para ministrações presenciais, por meio de parcerias que têm promovido a inclusão social na área da educação.

Organizações não Governamentais (ONGs) e outras instituições de cunho social têm sido o alvo das parcerias. Agora, além de gravar as videoaulas, os renomados profissionais voluntários – a maioria atuantes em cursos pré-vestibulares do Distrito Federal – têm percorrido o País, levando a centenas de estudantes a oportunidade de se prepararem para concorrer a uma vaga nas universidades públicas.

Neste sábado (12), os estudantes do projeto “Reinventar em foco no Enem”, no Recife, em Pernambuco, e do “Aulão Preparatório Enem”, em Goiânia, no Goiás, conhecerão esse método inovador de ensino. Em ambas as localidades, os profissionais candangos se juntarão aos voluntários locais para as ministrações.

De acordo com Túlio Gadelha, um dos coordenadores do projeto em Pernambuco, que já funciona há três meses, a iniciativa de se ampliar a plataforma online oferecida pela ULB partiu de ativistas engajados no movimento estudantil em Recife.  Preocupados com a precariedade do ensino da rede pública, eles têm ajudado os alunos a realizarem o sonho de cursar uma Universidade federal.

“Buscamos promover mais equidade, por meio da igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Essa é a nossa contribuição para aqueles que são mais necessitados”, explica Túlio, que é presidente da Juventude Socialista do PDT de Pernambuco.

Na edição deste fim de semana, o Reinventar em foco no Enem recebe o professor e deputado distrital Reginaldo Veras (PDT-DF), um dos idealizadores do Reinventando o Brasil. O parlamentar estará acompanhado dos professores Acácio Ferreira Alves e Guga, coidealizadores do projeto e que ministrarão as aulas de Atualidades, Biologia e Química.

Em Goiânia, o curso da ULB fará parte do “Aulão Preparatório Enem”, realizado pela ONG Centro de Referencia da Juventude (CRJ). A instituição atua na inserção social de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, nas áreas de educação, esporte, cultura e direitos humanos, com assessoria jurídica e psicológica.

Para Aluísio Black, presidente da CRJ, a parceria com a ULB – viabilizada pelo vice-presidente da FLB-AP do Goiás, deputado estadual Carlos Cabral –, é perfeita, porque resolve o problema da falta de recursos humanos enfrentada pela instituição. “Vieram para somar com a comunidade. Estamos muito felizes e entusiasmados com esta parceira”, define.

Serão oito aulões, sempre aos sábados, divididos em duas etapas. Neste final de semana, os alunos receberão os professores Giulliard Siqueira, Ronaldo Lopes e Leonado Zumpichiatti, da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).

De acordo com Arthur Moreira, pesquisador em serviço social, voluntário e coordenador do projeto na ONG, estar à frente de mais esta ação junto às comunidades carentes, com as quais ele já trabalhava por meio de outras iniciativas, é muito gratificante.

Ele explica que, além das aulas presenciais, outra vantagem é a possibilidade de os alunos receberem um CD com as ministrações, o que atende àqueles que não têm acesso à internet, mas desejam rever as aulas dispostas na plataforma online da ULB.

“Trata-se de um fim que se esgota em si mesmo, porque além de ser meu objeto de pesquisa, posso atuar intervindo na realidade social de maneira mais eficaz, que só pode ser feita por meio da educação”, analisa.