Projeto de Alencar da Silveira quer garantir vacinação domiciliar para idosos com dificuldade de locomoção


Ascom deputado estadual Alencar da Silveira
25/07/2019

O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT-MG) protocolou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um projeto de lei (PL) que promete facilitar a vacinação de idosos. O PL institui o Programa de Vacinação Domiciliar para Idoso Restrito ao Domicílio e Pessoas portadoras de deficiência com mobilidade reduzida, que vai garantir a vacinação em casa para essas pessoas.

Os idosos que poderão participar do programa são aqueles incapazes de sair de casa sozinhos ou que se locomovam sem auxílio apenas na vizinhança de suas residências. A solicitação de vacinação domiciliar deverá ser feita pelo próprio idoso ou portador de deficiência, ou por alguém que o represente, ao centro de saúde localizado na área em que reside.

Muitos idosos e pessoas portadoras de deficiência com mobilidade reduzida acabam não tomando as vacinas devido à dificuldade em ir ao centro de saúde, e assim ficam suscetíveis a várias doenças infecciosas. Além de representar um grande risco a saúde da pessoa, também surge a possibilidade de transmissão de doenças na comunidade local.

Segundo o deputado, o programa é importante para assegurar o direito do cidadão de ter as vacinas em dia. “É preciso lembrar que para muitos, sair de casa é quase impossível ou então muito doloroso. Não podemos deixar que isso impeça o idoso e a pessoa portadora de deficiência de zelar pela saúde”, afirma.