Procuradora da Mulher no Senado, Leila Barros, lamenta declarações transfóbicas na Câmara Federal

Foto: Roque de Sá / Agência Senado

Ascom senadora Leila Barros
09/03/2023

Para a pedetista, palavras proferidas em pleno Dia Internacional da Mulher demonstram que o parlamentar não se importa com a dignidade, a solenidade e o decoro

A procuradora da Mulher no Senado, senadora Leila do Barros, emitiu uma Nota de Repúdio às declarações feitas pelo deputado federal Nikolas Ferreira, nesta quarta-feira (8), no Plenário da Câmara dos Deputados. Usando uma peruca loira, o parlamentar abusou da ironia para atacar as mulheres transgêneros com seu discurso preconceituoso e ofensivo.

Para Leila, as palavras proferidas em pleno Dia Internacional da Mulher demonstram que o parlamentar não se importa com a dignidade, a solenidade e o decoro.

“Seu discurso transfóbico de ontem ultrapassou todos os limites do bom senso e da civilidade. É importante lembrar que o Supremo Tribunal Federal, desde 2019, equiparou a transfobia ao crime de racismo. A pena é de até três anos de prisão e a punição para a quebra de decoro – e ele agiu de uma maneira desprezível e vil – é a perda do mandato”, reassaltou a integrante da bancada feminina no Senado.

Leia aqui a íntegra da Nota de Repúdio da Procuradoria da Mulher no Senado.