Prefeituras pedetistas estão entre as mais eficientes do País

Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas, reeleita com mais de 70% dos votos, visita obra de saneamento no município.


Ester Marques

De acordo com pesquisa da Folha de S. Paulo, realizada em parceria com o Instituto Datafolha, 79 prefeituras administrados pelo PDT estão entre as mais eficientes do Brasil. O levantamento foi feito por meio de uma ferramenta inédita, lançada em agosto deste ano, que analisou 5.281 municípios, dos quais apenas 24% foram considerados eficientes.

Esse ranking de eficiência avaliou as cidades que entregam serviços básicos à população com o menor volume de gastos dos recursos financeiros disponíveis. Entre as prefeituras sob gestão pedetista que aparecem na pesquisa estão Fortaleza (CE), Osasco (SP), Pracinha (SP) e Bombinhas (SC).  De acordo com a pesquisa, elas fizeram bom uso dos recursos, trazendo bons resultados sociais para áreas básicas como saúde, educação e saneamento.

Em 28º lugar na pesquisa, Pracinha, administrada pelo prefeito Waldomiro Alves Filho (PDT-SP), foi o município melhor colocado dentre as prefeituras pedetistas. Conforme aponta o levantamento, a cidade está acima da média, em todas as áreas básicas avaliadas pela apuração.

No que se refere à educação, por exemplo, a média do Brasil é 0,509 e Pracinha alcançou a média de 0,816. Na saúde, o percentual nacional é de 0,500 e Pracinha se destaca com 0,581. Já no saneamento básico, a porcentagem do Brasil é de 0,567 e Pracinha se sobressai com a média de 0,908.

Bombinhas, município catarinense com cerca de 15 mil habitantes, aparece na pesquisa em 643° lugar. De acordo com a prefeita Ana Paula da Silva (PDT- SC) – reeleita no primeiro turno destas eleições com mais de 70% dos votos –, o resultados significam que, mesmo em meio à crise que o País enfrenta, ainda existem bons exemplos a serem seguidos.

“Bombinhas tem mostrado que, com trabalho digno e o fortalecimento da democracia, podemos conquistar o respeito de toda uma sociedade. Nossa gestão foi um marco no desenvolvimento econômico e humano no município, e mostra que temos acertado na condução de nossas ações, que são baseadas na transparência, na ética e na legalidade dos atos administrativos”, destaca Paulinha, como é carinhosamente conhecia.

Roberto Cláudio, prefeito reeleito em Fortaleza (CE)
Roberto Cláudio, prefeito reeleito em Fortaleza (CE)

Em 1.060° lugar, Fortaleza, apresenta números significativos nas áreas da saúde e de saneamento. O prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE), reeleito nestas eleições, ressalta que os dados são a prova de que a sua atuação com planejamento e responsabilidade tem gerado bons resultados.

“Fortaleza figurar entre as capitais mais eficientes do País é o resultado de uma gestão que prioriza o planejamento e a decisão acertada da aplicação dos recursos. Desde o início da nossa gestão, o planejamento virou uma marca não só na estratégia, mas também no fazer diário da Prefeitura, pautado na Gestão por Resultados”.

Osasco aparece em 1.196° lugar na pesquisa, com destaque para a educação, conforme explica o prefeito Jorge Lapas (PDT-SP), para quem a pesquisa ressalta que o “dever de casa” foi cumprido. “Nós fizemos a lição de casa. Cortamos gastos desnecessários, enxugamos a máquina e focamos em áreas prioritárias. A educação é uma dessas áreas, que recebem atenção constante e projetos inovadores. Como resultado, superamos a meta do Ideb ganhamos o selo de município livre do analfabetismo e o prêmio pelo nosso projeto de educação inclusiva”.