Prefeitura de Niterói cria espaços dedicados a crianças menores de 3 anos

21/11/2022

Ação do município faz parte de política pública voltada para a primeira infância, iniciada em 2020

A prefeitura de Niterói (RJ) está investindo na primeira infância por meio da criação de espaços acessíveis a crianças de até 3 anos nas praças públicas. A gestão do prefeito Axel Grael (PDT) se baseou no estudo realizado pela rede internacional Urban 95 que mostra a falta de mobiliário urbano para esse público. A ação tem integrado as comunidades e gerado interesse na população.

A comunidade de São José, no Fonseca, na Zona Norte, foi a primeira a receber a intervenção em favor dos pequenos, na Praça Max Wolf. De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini, outras cinco serão construídas na própria São José e também na Igrejinha, no Caramujo. Destas, duas tiveram licitações concluídas, com obras previstas para começar na segunda quinzena deste mês; as outras estão em fase de licitação.

“A primeira infância raramente tem suas necessidades contempladas no planejamento, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Niterói faz parte de uma rede com outros municípios no Brasil que estão planejando suas políticas, seus espaços e seus serviços com o olhar para a primeira infância”, afirmou Vicente.

A secretaria ainda está estudando a adaptação de três praças já existentes, localizadas em Icaraí, Jurujuba e Engenhoca: Praça Getulio Vargas, Praça da Asa Delta e Praça José Vicente Sobrinho. Na Praça Dom José Gonçalves da Costa, em Piratininga, também houve intervenção com reutilização de pneus, que foram transformados em brinquedos para as crianças pequenas.

Em 2020, a prefeitura de Niterói firmou parceria com a Urban 95, uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles.

.”Os primeiros anos de vida dos niteroienses precisam ser, cada vez mais, focados em um criterioso acompanhamento, por meio de políticas públicas voltadas para a primeira infância. Estudos mostram que os primeiros mil dias de vida são quando o cérebro mais se desenvolve, daí a importância acerca da oferta de ambientes seguros, saudáveis e estimulantes para o desenvolvimento emocional e cognitivo. Ampliar essa proposta para as comunidades é uma estratégia fundamental para um futuro mais saudável para as próximas gerações “, destaca o prefeito Axel Grael.

A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, afirma que o projeto tem integrado a comunidade e aumentado a interação entre poder público e sociedade.

“Esse projeto é muito importante, porque aproxima a gestão pública da comunidade e de outras instituições do setor privado e de ONGs. A própria comunidade passa a se envolver na criação e na manutenção dos espaços, pela sensação de pertencimento”, explica Monassa.

Investir em primeira infância gera maior retorno econômico e social, melhorando a qualidade de vida dos favorecidos. Um estudo realizado pelo Nobel em Economia, James Heckman, aponta que o retorno sobre o investimento nessa faixa etária vai de 7% a 10% ao ano, considerando o aumento da escolaridade e do desempenho profissional, e tem o custo relativamente baixo.