Prefeito José Bonifácio recebe Medalha Pedro Ernesto e Título de Cidadão Carioca no Palácio das Águias, em Cabo Frio (RJ)


Prefeitura de Cabo Frio (RJ)
19/12/2022

O prefeito de Cabo Frio (RJ), José Bonifácio (PDT), recebeu, na noite da última sexta-feira (16), a Medalha de Mérito Pedro Ernesto e o Título de Cidadão Carioca, concedidos pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no Palácio das Águias no Centro de Cabo Frio, com a presença de secretários municipais e outras autoridades, além do autor das homenagens na Casa Legislativa da capital do estado, o vereador Rafael Aloisio Freitas.

O parlamentar carioca disse que a concessão da mais alta honraria da Câmara do Rio ao prefeito de Cabo Frio é um reconhecimento à sua trajetória na vida pública, em que disse se inspirar.

“Certamente, o prefeito José Bonifácio é merecedor de todas as honrarias por tudo o que ele já realizou na vida pública. Além de tudo, é um ser humano incrível, que gosta de falar com as pessoas, que gosta de gente”, disse o vereador Rafael Aloisio Freitas.

Por sua vez, em seu discurso de agradecimento, o prefeito José Bonifácio fez uma viagem no tempo, lembrando o pai do vereador Rafael Aloisio Freitas, o ex-presidente da Câmara do Rio, Aloisio Freitas, falecido em 2019, e revisitando a própria trajetória, desde que era estudante universitário em Niterói, até ingressar na Assembleia Legislativa do Rio, quando estreitou a relação com a cidade do Rio de Janeiro.

“Meu querido Rafael Aloisio Freitas, vereador que honra aquela Câmara do Rio de Janeiro. Se eu já tinha o compromisso de melhorar essa cidade para receber bem a todos que vêm, de todos os cantos do Brasil e do exterior, com a Medalha Pedro Ernesto e com o Título de Cidadão Carioca, aumentou a minha responsabilidade de fazer mais por essa cidade para receber melhor todos os que vêm da cidade do Rio de Janeiro, que são a grande maioria, nesta cidade”, destacou o prefeito.

Atualmente, o prefeito José Bonifácio governa o município de Cabo Frio pela terceira vez, mas em cinco décadas de atuação na vida pública, ocupou inúmeros cargos de relevância nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo os de deputado estadual e de secretário de Estado.

A MEDALHA PEDRO ERNESTO

Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal honraria concedida pelos vereadores do município do Rio de Janeiro, entregue a pessoas e entidades que possuem atuação destacada na sociedade. A homenagem leva o nome do prefeito Pedro Ernesto, que governou a cidade do Rio entre os anos de 1931 e 1936. Para que a indicação seja aceita, é necessária a assinatura de, no mínimo, um terço dos 51 vereadores cariocas.