Prefeito Baka inaugura Hospital do Povo

O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), inaugurou na quarta-feira (1), o Centro Municipal de Diagnóstico e Tratamento / Hospital João Paulo II, localizado na Vila Divinéia.

A entrega do “Hospital do Povo”, grande presente da atual administração para os 359 anos do município, foi acompanhada por Orlando Pessuti, governador do estado Paraná em exercício.

O hospital, que possui 2.400 metros quadrados, teve suas obras canceladas pela gestão municipal anterior em dezembro de 2004 e hoje, colocado em funcionamento pelo prefeito Baka, oferece atendimentos e serviços de diagnóstico e cardiologia; ultra-sonografia, pequenas cirurgias; audiologia e fonoterapia; fisioterapia; terapia ocupacional; laboratório central equipado para exames de hematologia, bioquímica, imunologia, parasitologia, além do atendimento específico de DST/HIV/AIDS, entre outros serviços.

Para a secretária Municipal de Saúde e Prevenção, Dra. Isolda de Barros Maciel, além de todos os atendimentos inovadores no município, a grande conquista é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) “Solar dos Girassóis”, que atenderá pacientes com sofrimento mental como neurose, psicose, depressão, dependências químicas, além de outras doenças psiquiátricas.

“Hoje é um dia extremamente importante para a saúde de Paranaguá. Desde que assumimos, analisamos todo o contexto de saúde existente no município e as possibilidades de investimentos maiores. Já realizamos 806 atendimentos no CAPS”, declarou a secretária.

O prefeito Baka ressaltou que “hoje estamos fazendo uma revolução na área da saúde de Paranaguá. Hoje entregamos dois grandes equipamentos para a população, o hospital e o Caps”.

O prefeito lembrou que a obra foi cancelada no dia 15 de dezembro de 2004 pela administração passada e que a atual gestão conseguiu reativar este local e transformá-lo na jóia da saúde de Paranaguá.

“Investir pesado em saúde é algo admirável. Este é o exemplo do que está acontecendo em Paranaguá. Tenho certeza absoluta de que com este hospital o parnanguara e o povo do litoral não precisará mais se deslocar tanto a Curitiba para receber atendimento de saúde com qualidade”, disse o governador Pessuti.

A solenidade reuniu autoridades de todo o Paraná, o vice-prefeito, Antonio Ricardo dos Santos, o presidente da Câmara Municipal Paranaguá, Rudolf Amatuzzi Franco, o superintendente de gestão de sistemas de saúde do estado, Gilberto Martins, o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisnei Gimenez, o prefeito de Morretes, Helder dos Santos, o diretor do Centro de Diagnóstico, Carlos Xavier, secretários, vereadores, alunos da Escola Nayá Castilho, agentes comunitários de saúde, além de convidados e a comunidade.