Pré-sal: Com apenas 54 poços perfurados Petrobras já produz 873,5 mil barris/dia de petróleo


OM - ANP/Petrobras

A produção de petróleo dos 54 poços já existentes no  pré-sal chegou  a 873,5 mil barris de petróleo por dia (bbl/d), um aumento de 6% em relação ao mês anterior, segundo informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta segunda-feira (04/4).

A produção média de cada poço foi de cerca de 18,5 mil barris de petróleo/dia – o que confirma a altíssima rentabilidade dos investimentos da Petrobras no pré-sal – hoje alvo da cobiça das petrolíferas estrangeiras interessadas em acabar com a Lei da Partilha através de projeto em tramitação na Câmara dos Deputados patrocinado por políticos de direita.

A Petrobras está dando prioridade absoluta ao desenvolvimento da exploração do pré-sal para correr contra o relógio entreguista de liados do deputado Eduardo Cunha, entre eles o senador José Serra (PSDB-SP) e o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), principais defensores das multinacionais do petróleo no Congresso brasileiro.

De acordo com a ANP, foram produzidos ainda 34,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural oriundos de 54 poços do pré-sal, totalizando 1,091 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

A produção total de petróleo e gás natural no Brasil no mês de fevereiro alcançou 2,950 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

Já a produção total de petróleo em fevereiro de 2016 foi de cerca de 2,335 milhões de barris por dia (bbl/d), uma redução de 0,8%, em relação ao mês anterior e de 4%, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Ainda de acordo com a ANP, produção de gás natural totalizou 97,7 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um aumento de 0,5% frente ao mês anterior e de 2,5 % na comparação com o mesmo mês em 2015.

A agência informou ainda que o aproveitamento de gás natural no mês foi de 95,2%, e que a queima de gás em fevereiro foi de 4,7 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Isso representa um crescimento de 43,8% em relação a janeiro e 44,3%, em comparação com fevereiro de 2015.

“O aumento da queima de gás natural no mês foi devido, principalmente, ao comissionamento da plataforma FPSO Cidade de Maricá, que iniciou suas operações no mês de fevereiro”, explicou, em nota.