Pré-candidato a prefeito do Recife, Túlio Gadêlha assina manifesto climático de jovens pelo clima


Ascom deputado federal Túlio Gadêlha
03/08/2020

O objetivo do pedestita é reforçar o compromisso de desenvolver uma plataforma que elabore políticas públicas voltadas a tornar a cidade mais sustentável

 

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) assinou, neste sábado (1), o “Manifesto Jovens Políticos pelo Clima”, iniciativa suprapartidária elaborada coletivamente por jovens lideranças e especialistas engajados mundialmente na pauta do clima. Essa atitude torna o parlamentar pedetista o primeiro pré-candidato à prefeitura do Recife a se comprometer com a causa ambiental do município.

O documento endossado pelo pedetista Túlio Gadêlha é uma iniciativa dos coletivos Youth Climate Leaders (YCL) e O Futuro que Queremos, que pode ser assinado por pré-candidatos, organizações e cidadãos. O objetivo dessa ação é reforçar o compromisso do pedetista em desenvolver uma plataforma que elabore políticas públicas voltadas a tornar a cidade mais sustentável, justa e inteligente.

Tendo em vista que o Recife é a 16ª cidade mais vulnerável à mudanças climáticas no mundo, segundo o estudo da Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o pré-candidato a prefeito Gadêlha considera imprescindível levar em consideração as propostas do manifesto desenvolvido por especialistas do mundo todo para a construção do seu projeto municipal.

Para o deputado federal, assumir o compromisso com a diversidade, a consciência coletiva e a governança climática é essencial para o Recife ter um ambiente saudável. “Costumam dizer que a nossa cidade não é planejada, mas eu discordo. Recife é planejado. A questão é: para quem?”, pontua Gadêlha. “Diante da insustentabilidade do modelo de cidade que temos, que se destaca por ser a capital da desigualdade social no Brasil e sequer ter um plano de mobilidade aprovado, precisamos sair da zona de conforto e repensar o modelo de cidade que queremos”, completa.

O Youth Climate Leaders, coautor do manifesto, é uma organização criada para treinar e conectar jovens com oportunidades profissionais na área de clima. “Os idealizadores do Manifesto, inclusive, se conheceram no nosso curso sobre liderança climática para o século XXI. Desde o início, apoiamos o projeto porque acreditamos que a carreira política é uma das formas mais impactantes de enfrentar a crise climática”, comenta a fundadora e CEO da YCL, Cassia Moraes.

“O Manifesto [Jovens Políticos pelo Clima] surgiu pela ausência de conexão entre a pauta climática com a política”, avalia a Cofundadora do YCL e do Manifesto, Flávia Bellaguarda. Para ela, vivemos atualmente a maioria crise do século: a crise climática. “É muito difícil pensar na construção de uma sociedade melhor e mais resiliente sem levarmos em consideração esse fator”, ressalta.

Ao assinar esse manifesto, o pré-candidato pedetista se compromete em incluir as propostas do documento em seu plano de governo. Política de compostagem, educação alimentar, mobilidade urbana sustentável e acessível, agricultura urbana, conservação de ecossistemas e bioeconomia, saneamento básico e reaproveitamento de resíduos são algumas das pautas englobadas pelo projeto político.

No momento, a presidente da Juventude do PDT em Caruaru, Joana Grego; o presidente da Juventude do PDT de Maceió, Thiago Toledo; e a ativista ambiental Bruna Albuquerque também expressaram apoio público à causa.

O manifesto pode ser acessado pelo site: https://www.jovenspoliticospeloclima.com.br.