Percentual de vereadoras eleitas pelo PDT do Paraná aumenta em mais de 3%

Ascom PDT do Paraná
24/11/2020

O percentual de mulheres eleitas vereadoras pelo PDT Paraná aumentou em mais de 3% nas eleições do dia 15 de novembro, passando de 9,59% do total em 2016 para 12,94% em 2020. Das 170 vagas dos legislativos municipais conquistadas pelo PDT, 22 serão ocupadas por mulheres.

Em Maringá, terceira maior cidade do Paraná e que não tinha nenhuma mulher no Legislativo, a Professora Ana Lúcia, do PDT, foi a mulher mais votada, com 2.707 votos, e a 6ª colocada entre os 15 eleitos.

Em Paranavaí, a também Professora Cida Gonçalves, do PDT, obteve 1.214 votos, também foi a mulher mais votada, a 5ª colocada entre os 10 eleitos e a única vaga conquistada pelo PDT.

No município de Bocaiúva do Sul, que elegeu a maioria de mulheres para o Legislativo, duas das cinco eleitas são do PDT: Andréia Taborda e Lúcia Bernardi.

Em Guaporema, das quatro vagas conquistadas pelo PDT, duas serão ocupadas por mulheres.
Além de Paranavaí, as mulheres serão as únicas representantes do PDT nos municípios de Céu Azul, Iracema do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Sudoeste e Terra Rica.

Nos municípios de Cafelândia, Campo Magro, Corumbataí do Sul, Maringá, Nova Londrina, Sabáudia e Sapopema, o PDT elegeu uma mulher e um homem.

Já nos municípios de Borrazópolis, Planalto, Quedas do Iguaçu e Renascença, as mulheres compõem a bancada do PDT com outros dois vereadores. Em Serranópolis do Iguaçu, onde o partido fez quatro vagas, uma delas será ocupada por mulher.

Em Curitiba, três mulheres estão entre os 10 mais votados do PDT
Na Capital Paranaense, o partido não elegeu nenhuma mulher. Porém, a votação obtida pelas mulheres foi determinante na conquista das três vagas para o partido. Diferente do 2016, quando a mulher mais votada na chapa do PDT ficou na 18ª posição, em 2020 a mais votada, Roberta Cibin, ficou na 5ª posição, assumindo a 2ª suplência do partido.

Além disso, entre os 10 mais votados do PDT em Curitiba, três são mulheres: Roberta Cibin (3.369 votos) e Flávia Sotto Maior (2.914 votos), respectivamente 5ª e 6ª colocadas, e Camila Gonda (1.664 votos), a candidata mais jovem da Capital, em 9ª posição.

Formação para mulheres pré-candidatas
Em 2020 o PDT Paraná realizou a primeira formação para mulheres pré-candidatas. O curso teve início em 26 de maio e foi encerrado no dia, 11 de agosto. Foram 12 encontros programados e mais uma aula bônus, cada um com 1h30min de duração. Toda a programação foi pensada de forma a abordar assuntos que chamassem a atenção para a importância da participação da mulher como protagonista na elaboração de políticas públicas nos mais diversos segmentos.

A Comissão Organizadora do curso contou com a parceria de 14 palestrantes, entre as quais, apenas um homem. Profissionais altamente qualificadas nas suas respectivas áreas de atuação, com experiência em campo, seja na docência, na atuação em movimentos sociais ou na esfera política. Além do conhecimento histórico, acadêmico e científico, as participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos da vivência e atuação prática de várias palestrantes.

O curso, gratuito e realizado virtualmente, contou com uma média de 30 participantes por aula e mais de 70 inscritas de vários municípios paranaenses.